Central de Convênios

Criada em 2007 para prestar serviços relacionados a necessidades específicas em saúde, a Central de Convênios (CC) é hoje a maior unidade da Fundação do ABC. Conta com cerca de 8.000 funcionários diretos e atua por meio de contratos de gestão e convênios junto ao Governo do Estado (maternidades de Caieiras e de Interlagos) e às prefeituras de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Franco da Rocha, Mogi das Cruzes, Guarulhos e Santos.

Os colaboradores atuam tanto na assistência à saúde da população quanto nas áreas administrativas e de serviços gerais de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), UBSs (Unidades Básicas de Saúde), PID (Programa de Internação Domiciliar), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), PSF (Programa de Saúde da Família) e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), entre outros.

A Central de Convênios é responsável por quase metade do orçamento total da FUABC. São cerca de 40 planos de trabalho e centenas de unidades de saúde atendidas.

 

NOVAS PARCERIAS

Entre as parcerias mais recentes, a Central de Convênios passou a gerenciar em 2015 três novos contratos da Fundação do ABC. Em abril teve início convênio com a Prefeitura de Guarulhos, que contempla a gestão da Policlínica Jardim Maria Dirce, Policlínica Jardim Paraíso e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jardim São João Lavras. Em setembro do mesmo ano teve início parceria inédita com a Prefeitura de São Paulo. Com foco na Atenção Básica, o trabalho abrangeu mais de 30 unidades na região de São Mateus, na Zona Leste. Depois de um ano sob responsabilidade da CC e de toda a infraestrutura organizada, o contrato de gestão com São Mateus alçou voo próprio e tornou-se mantida da FUABC.

Por fim, em outubro de 2015, Prefeitura de Mogi das Cruzes e CC-FUABC entregaram a primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas do município, a UPA Rodeio. O equipamento tem capacidade para realizar até 6 mil atendimentos por mês e funciona como um grande pronto-socorro, com equipamentos de ponta, medicamentos e profissionais especializados.

 

SEDE PRÓPRIA

A maior unidade da Fundação do ABC ganhou espaço próprio em 2015. O piso térreo do prédio administrativo da FUABC, antes destinado somente ao estacionamento, foi totalmente reformado e tornou-se, em meados de março, a sede administrativa da Central de Convênios.

Antes disso, a CC ocupava área de aproximadamente 150 m2 no primeiro andar da FUABC e outros 150 m2 no prédio administrativo da Faculdade de Medicina do ABC, onde ficava o setor de Recursos Humanos. Com a construção do novo andar térreo, funcionários dos dois prédios foram acomodados em espaço único de 1.300 m2, que conta com total de 10 salas, além de copa, anfiteatro para treinamentos com capacidade para acomodar até 50 pessoas e espaços reservados para reuniões e entrevistas.

Criado segundo concepção moderna, com ilhas de trabalho que integram setores e aproximam colaboradores de diferentes áreas, o piso térreo tem capacidade para até 140 postos de trabalho.

CENTRAL DE CONVÊNIOS
Av. Lauro Gomes, 2000. Bairro Vila Sacadura Cabral
Santo André (SP). CEP: 09060-870
Tel.: (11) 2666-5400