Unidade de Apoio Administrativo (UAA)

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas Dr. Manoel Maisette Salgado, no bairro Rodeio, em Mogi das Cruzes

Criada em 2007 para prestar serviços relacionados a necessidades específicas em saúde, a Central de Convênios (CC) está entre as maiores unidades da Fundação do ABC e atua por meio de contratos de gestão e convênios. Conta com cerca de 4.000 funcionários diretos.

Os colaboradores atuam tanto na assistência à saúde da população quanto nas áreas administrativas e de serviços gerais de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), UBSs (Unidades Básicas de Saúde), PID (Programa de Internação Domiciliar), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), PSF (Programa de Saúde da Família) e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), entre outros.

Com 1.300m², sua sede está instalada no campus do Centro Universitário FMABC e conta com 10 salas, além de copa, anfiteatro para treinamentos com capacidade para acomodar até 50 pessoas e espaços reservados para reuniões e entrevistas.

Mantendo o foco na qualidade do atendimento, na humanização dos serviços e na alta resolutividade, a Central de Convênios foi rebatizada em 2023 e passou a se chamar Unidade de Apoio Administrativo da Fundação do ABC.

Essa transformação é muito mais profunda do que uma simples alteração de nomenclatura. Representa o reflexo do compromisso contínuo da FUABC com a excelência, a agilidade nos processos e a inovação. Com esse “Apoio”, o propósito é catalisar o desenvolvimento de novos projetos, garantindo que a inovação permaneça no coração de todas as iniciativas.

 

SANTO ANDRÉ
A Unidade de Apoio Administrativo mantém contratos para quatro áreas junto à Prefeitura de Santo André. O maior deles, com a Secretaria de Saúde, contempla o “gerenciamento, operacionalização, execução e fomento de serviços da rede pública de saúde do município.

O segundo contrato entre a FUABC e a Prefeitura de Santo André está firmado junto à Secretaria de Educação. Trata-se do Termo de Colaboração para o “gerenciamento, operacionalização, formação e execução de ações complementares na Rede Municipal de Ensino, junto ao Centro de Atendimento Educacional Multidisciplinar (CAEM), Polo Bilíngue, Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André (NANASA), unidades escolares e equipamentos municipais, devendo sempre ser considerada a concepção educacional da rede, na perspectiva da Educação Inclusiva”. São mais de 40 funcionários diretos.

O terceiro contrato está vinculado à Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Santo André (SCAS). Trata-se de Termo de Colaboração para a “cooperação técnica e financeira entre os partícipes acima indicados, para a operacionalização de serviços junto aos equipamentos municipais de responsabilidade da Secretaria de Cidadania e Assistência Social”. São cerca de 45 funcionários diretos.

O quarto contrato teve início em 2021, visando contribuir com a qualidade do atendimento nas escolas da rede municipal. Trata-se do programa ‘Con_Viver Bem’, vinculado à Secretaria de Educação de Santo André, que disponibiliza atendimento com psicólogos que possuem múltiplas expertises, visando atender prioritariamente professores da rede de ensino municipal, equipe gestora e outros profissionais que compõem a unidade escolar e a comunidade. Desenvolvida em parceria com a Fundação do ABC, por meio da Unidade de Apoio Administrativo, a iniciativa tem por objetivo apoiar emocionalmente os profissionais das escolas com propostas coletivas e, se necessário, casos individuais podem ser encaminhados. São mais de 20 funcionários diretos.

 

SÃO BERNARDO
A Prefeitura de São Bernardo do Campo e a Fundação do ABC firmaram, no final de 2022, termo de colaboração para o atendimento complementar de estudantes regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino, com deficiência de qualquer natureza, transtornos globais do desenvolvimento e transtorno do espectro autista, com impedimentos de longo prazo para autocuidado, autonomia e independência em situações escolares.

Em regime de mútua colaboração, a parceria tem por objetivo desenvolver programas de cooperação técnica e financeira para o atendimento complementar a esses alunos, com atividades na área de educação em conformidade com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Plano Nacional de Educação (PNE), e com trabalhos elaborados pelo município em parceria com a entidade. São quase 200 funcionários diretos.

 

SÃO CAETANO
A Unidade de Apoio Administrativo – FUABC mantém convênio com a Prefeitura de São Caetano do Sul para execução do programa de saúde mental do município. O termo tem como objetivo “estabelecer programa de assistência aos dependentes químicos e portadores de outros transtornos mentais de forma eficaz e humanizada, oferecendo o primeiro atendimento, acompanhamento e tratamento psicossocial adequado e preservando a equipe de profissionais compatíveis com as necessidades do programa para implantação e manutenção em regime de colaboração entre os partícipes, de um programa de Cooperação Técnica e Desenvolvimento Docente-Assistencial na área de saúde”.

Conforme previsão contratual “o projeto pretende manter o funcionamento dos CAPS II e CAPS AD II, melhorar a oferta de atendimento e manter no CAP II, o preceito de acolhimento, atendimento à demanda espontânea e aumentar a cobertura de atendimento de saúde mental na Rede Básica, objetivando a reabilitação psicossocial dos seus usuários, mediante a lotação de recursos humanos com a finalidade de constituir uma referência municipal na área de saúde mental”. Ao todo são 66 funcionários diretos.

Outro contrato da Unidade de Apoio Administrativo com São Caetano refere-se à “execução e gestão do Programa de DST/AIDS do Município”. Entre as metas estabelecidas estão realizar ações prioritárias para diminuição da vulnerabilidade às DST/HIV/AIDS e hepatites virais entre mulheres, homens, população LGBT, adolescentes e jovens, assim como manter e abastecer os preservativos nas UBSs e promover ações para qualificar o atendimento em hepatites virais e coinfectados com HIV/tuberculose. Os dois convênios somam cerca de 85 funcionários diretos.

 

ITATIBA
Desde meados de 2017, a Prefeitura de Itatiba estabeleceu forte parceria com a Fundação do ABC, por meio da Unidade de Apoio Administrativo, para a gestão do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). O acordo engloba 19 equipes de ESF em 13 unidades de saúde na zona urbana da cidade, com o objetivo de garantir a atenção às políticas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Todas as unidades gerenciadas pela parceria possuem equipes completas de profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos, auxiliares de limpeza e equipe de saúde bucal. Isso garante que a população de Itatiba tenha total acesso a serviços de qualidade e humanizados, respeitando os princípios do SUS.

Além disso, a parceria entre a Prefeitura e a FUABC se estende a programas de educação permanente e continuada com os profissionais de saúde, a fim de atualizá-los em relação às novas tecnologias, procedimentos e abordagens na área da saúde.

 

UPA RODEIO DE MOGI DAS CRUZES
A parceria da Fundação do ABC com a Prefeitura de Mogi das Cruzes teve início em 2015, quando a entidade assumiu a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas Dr. Manoel Maisette Salgado, no bairro Rodeio, a partir de sua inauguração. Gerenciada pela Unidade de Apoio Administrativo – FUABC, a unidade conta com equipamentos de ponta, medicamentos e profissionais capacitados para prestar atendimentos de urgência e emergência em toda a região de Cézar de Souza, Rodeio e bairros próximos. Em 2020, a FUABC venceu novo chamamento público para continuidade da gestão clínica e administrativa da unidade.

Enquadrada como UPA 24h – Porte 1, tem estrutura de complexidade intermediária, ocupando espaço na rede municipal entre as unidades básicas de saúde (UBSs) e os serviços de emergência hospitalares. Com acolhimento e classificação de risco, tem como atividade fim o atendimento ao usuário quanto aos cuidados de saúde, com prestação de serviços de forma contínua e eficiente, objetivando o aumento da capacidade assistencial e a redução da espera para os atendimentos.

Integram as instalações áreas de Pronto Atendimento, Apoio Diagnóstico e Terapia, Urgência, Observação, Apoio Administrativo e Apoio Técnico/Logístico. A UPA conta ainda com três consultórios e nove leitos (sendo dois pediátricos e um de isolamento) distribuídos em ampla sala de observação para até 24 horas de permanência. Entre os equipamentos disponíveis estão carrinhos de emergência, desfibriladores, detectores fetais, eletrocardiógrafos, monitores de parâmetros fisiológicos, ressuscitadores, ventiladores e equipamento de raio X.

 

MOGI DAS CRUZES II
A Fundação do ABC ampliou a parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes e assumiu em 2019 a gestão do Pronto Atendimento e Unidade Básica de Saúde do Jardim Universo e do Pronto Atendimento Jundiapeba. O contrato também contempla o Centro de Detenção Provisória de Mogi das Cruzes; o Serviço de Apoio e Diagnose (exames radiológicos de urgência e emergência nas unidades de saúde Jardim Universo, Jundiapeba e Pró-Criança) e o Serviço de Imagem (tomografia computadorizada na unidade de saúde Vila Suíssa).

Em setembro de 2020, a FUABC assumiu a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Jundiapeba “Dr. Silvio Carlos Bruhns Franceschini”, que funciona todos os dias, em período integral, para atendimentos de casos de urgência e emergência. O serviço substituiu o Pronto Atendimento Jundiapeba.

UNIDADE DE APOIO ADMINISTRATIVO FUABC
Av. Lauro Gomes, 2000. Bairro Vila Sacadura Cabral
Santo André (SP). CEP: 09060-870
Tel.: (11) 2666-5495