Contrato de Gestão São Mateus/SP

Com 1.600 colaboradores, Contrato de São Mateus tem sido aprimorado ao longo dos anos, proporcionando aos pacientes acesso, qualidade e inovação

Com foco na Atenção Básica, teve início em 1º de setembro de 2015 o contrato entre a Fundação do ABC e a Prefeitura de São Paulo para gestão das unidades da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Mateus, na Zona Leste da Capital paulista.

Com quadro de aproximadamente 2.000 colaboradores, o contrato de São Mateus tem sido aprimorado ao longo dos anos, proporcionando aos pacientes acesso, qualidade e inovação. Também contempla outros serviços e ações, como o primeiro CENALAC (Centro de Coleta de Leite Humano) vinculado a uma unidade de saúde – ação inovadora dentro do munícipio de São Paulo. A iniciativa garante que o estoque do banco de leite permaneça constantemente abastecido, permitindo a nutrição dos recém-nascidos prematuros e com patologias graves até o maior ganho de peso.

Outros destaques são a atenção psicossocial reforçada através de polos e minipolos de saúde mental nas unidades; utilização de práticas integrativas e complementares em todas as unidades, ofertando diversos tratamentos e atividades para a população; e o PAVS (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis), que proporciona a interface dos equipamentos de saúde com o meio ambiente, contribuindo para um olhar mais ampliado do território.

A Atenção Básica fortalecida em parte do território com as equipes da Estratégia de Saúde da Família e os Núcleos de Atenção à Saúde da Família têm produzido cuidado e vínculos com a comunidade. São milhares de consultas de pré-natal, qualificando o atendimento à gestante, e de crianças somente na Atenção Básica.

A Atenção Especializada do Hospital Dia da Rede Hora Certa reforça a rede de atenção na região. O acesso a serviços específicos como o PAI (Programa de Acompanhante de Idosos), CER (Centro Especializado em Reabilitação) e EMAD (Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar) completa o trabalho em rede desenvolvido no território. Por meio desses serviços, pacientes acamados ou portadores de doenças específicas têm acesso ao SUS no atendimento de suas necessidades.

Unidade Básica de Saúde Recanto Verde Sol. Foto: PMSP

CONTRATO DE GESTÃO SÃO MATEUS/SP
AV. CLAUDIO AUGUSTO FERNANDES, 516
SÃO MATEUS - CEP 03962-120
Tel.: (11) 4997-2498 / 4997-5131 / 4462-1018