Contrato de Gestão São Mateus/SP

Com foco na Atenção Básica, teve início em 1º de setembro de 2015 contrato entre a Fundação do ABC e a Prefeitura de São Paulo para gestão das unidades da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Mateus, na Zona Leste da Capital paulista.

Com vigência de 5 anos, a parceria contempla 35 serviços em 19 endereços – alguns funcionam de forma conjugada. São eles: um Pronto Atendimento, cinco AMAs/UBS integradas (Assistência Médica Ambulatorial/Unidades Básicas de Saúde), um Hospital Dia da Rede Hora Certa, um Centro de Especialidades Odontológicas, um NIR (Núcleo de Reabilitação), seis NASFs (Núcleo de Atenção à Saúde da Família), três EMADs (Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar), um EMAP (Equipe Multiprofissional de Apoio) e 11 UBSs.

 

AVANÇO ASSISTENCIAL

A Fundação do ABC completou em setembro de 2016 um ano de trabalho à frente das unidades da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Mateus com resultados expressivos no período. Graças à parceria inédita, foi possível contabilizar aumento de 1.882% no número de consultas médicas, assim como o acréscimo de 2.597,9% nos atendimentos de odontologia.

Durante o primeiro ano de contrato foram milhares de atendimentos, procedimentos e exames nas unidades sob gestão da FUABC – entre os quais mais de 47.500 exames de imagem realizados entre dezembro de 2015 e agosto de 2016 somente no então AMAE (hoje Hora Certa). Ao todo foram 566.187 atendimentos médicos no mesmo período, somando consultas médicas espontâneas, na atenção básica e na atenção especializada. Nesse quesito, em setembro de 2015 eram 4.088 atendimentos médicos mensais, que saltaram para 81.025 em agosto de 2016.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) responderam por cerca de 360.000 visitas domiciliares e as consultas de enfermagem chegaram a 67.000. Também foram executados 160.000 procedimentos odontológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outros 15.000 no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). As UBSs também responderam por 50.000 atendimentos entre outubro de 2015 e agosto de 2016. “Depois que assumimos, os atendimentos odontológicos cresceram de 247 por mês para atuais 6.664. Já os procedimentos odontológicos atingiam 441 mensalmente e hoje somam 17.929”, calcula a gerente da FUABC para o contrato São Mateus, Darlice da Mota Soares.

Para atingir tais avanços e cumprir as metas, o quadro de colaboradores foi extremamente reforçado. No primeiro mês de gestão em São Mateus eram somente 75 médicos em atividade, contra 178 em agosto deste ano – ou seja, acréscimo de 137,3%. Auxiliares e técnicos de enfermagem eram 116 e passaram para 238 – o equivalente a 105,1% de aumento –, enquanto o número de enfermeiros saltou de 59 para 120 – uma ampliação de 103,3%. A quantidade de cirurgiões dentistas quintuplicou no território, passando de 6 para 31 profissionais.

Apesar dos resultados favoráveis e das metas alcançadas, a parceria FUABC-Prefeitura de São Paulo tem conquistado muito mais do que números positivos. Os funcionários das unidades estão sensibilizados para a necessidade de trabalhar em sintonia com a população e têm desenvolvido ações de orientação e campanhas preventivas extremamente importantes.

 

PRÊMIO AMBIENTAL

Projeto desenvolvido a partir do contrato de gestão entre a FUABC e a Prefeitura de São Paulo esteve entre os 15 trabalhos vencedores da edição 2016 do prêmio “Amigo do Meio Ambiente” – certificação concedida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo a organizações de saúde que atuam no SUS (Sistema Único de Saúde).

A iniciativa premiada foi a 11ª edição do Projeto Catadores Saudáveis, que contou com apoio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Organizado em 13 de agosto de 2016, o evento teve lugar no entorno da UBS/AMA Jardim Conquista III e Igreja Sagrado Coração de Jesus, e buscou a promoção da saúde junto aos catadores de materiais recicláveis, aproximando essa população dos equipamentos de saúde e valorizando o trabalho que desenvolvem.

Ao todo, 27 catadores foram atendidos, cerca de 15 carroças grafitadas e houve envolvimento de mais de 40 profissionais e voluntários. Graças à ação, foi possível diagnosticar dois casos de pressão alta, um de sífilis e outro de HIV, sendo que todos iniciaram tratamento no próprio dia do evento.

 

ATENÇÃO AO IDOSO

O Programa de Acompanhamento de Idosos (PAI) é um tipo de atendimento domiciliar biopsicossocial, direcionado a pessoas idosas em situação de fragilidade e vulnerabilidade social. A experiência já é reconhecida dentro e fora do país. O trabalho “Programa PAI, reabilitando idosos em São Mateus”, implementado em 2016, foi selecionado entre as 12 melhores experiências nacionais na primeira edição do “Mapeamento de Experiências de Excelência no Cuidado à Pessoa Idosa no Contexto Domiciliar”, promovido pelo Ministério da Saúde, e representou o Brasil em congresso internacional realizado no Peru, em 2 de dezembro do mesmo ano.

O programa promove autocuidado, autonomia, independência e melhoria do estado de saúde. Tem por objetivo evitar ou adiar a institucionalização e oferecer aos idosos em situação de fragilidade clínica uma vida mais autônoma e de melhor qualidade. Visa ainda a promover a quebra do isolamento e exclusão social, além de formar, acompanhar e dar suporte técnico aos cuidadores de idosos.

O distrito de São Mateus reúne 16 mil idosos – 120 deles estão sendo acompanhados e reabilitados pelas equipes do PAI.

CONTRATO DE GESTÃO SÃO MATEUS/SP
Rua Suíça, 95. Parque das Nações
Santo André (SP). CEP: 09210-000
Tel.: (11) 4997-2498 / 4997-5131 / 4462-1018