Faculdade de Medicina do ABC

Instituição de ensino que motivou a origem da Fundação do ABC em 1967, a Faculdade de Medicina do ABC foi oficializada um ano depois, em 1968, e iniciou a primeira turma em Santo André em 1969. É considerada hoje uma das melhores escolas médicas e de ciências da saúde do País. Exemplo disso é a nota máxima 5 obtida em 2011 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nos cursos de Medicina e Ciências Farmacêuticas. Em 2010 abriu o Doutorado em Ciências da Saúde, inserindo-se no hall das grandes instituições de ensino produtoras de conhecimento. Dispõe de mais de 60 cursos de pós-graduação latu sensu, além de Mestrado e Doutorado na área de stricto sensu recomendados pela CAPES do Ministério da Educação.

Outro indicador de qualificação e prestígio da FMABC é seu programa de Residência Médica: para 2012 foram ofertadas 152 vagas e inscreveram-se 1.571 candidatos, ou seja, média de 10 por vaga. Há aproximadamente 350 residentes atuando todo ano nos serviços de saúde parceiros da mantenedora Fundação do ABC.

Com quase 4 mil profissionais formados ao longo de mais de 40 anos, a FMABC mantém graduações como Gestão em Saúde Ambiental,  inédita no Brasil, e de Terapia Ocupacional, única no Grande ABC.

Os sete cursos ativos hoje são:

  • Medicina (desde 1969)
  • Enfermagem (desde 1999)
  • Ciências Farmacêuticas (desde 2000)
  • Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional (iniciados em 2006)
  • Saúde Ambiental (ativado no segundo semestre de 2008)

Prêmios

A FMABC registra entre as homenagens históricas a indicação entre “As Mais Admiradas do Brasil”, em ranking da Análise Editorial 2008. O curso de Enfermagem recebeu o Prêmio Cidadania Sem Fronteiras do Instituto Brasileiro de Cidadania-Universidade Mackenzie, pelo Projeto Bem-Viver de atenção e inclusão de idosos. O mesmo Bem-Viver foi eleito “Melhor dos Melhores” do Prêmio Desempenho, distinção às melhores ações sociais, culturais e empresariais no Grande ABC.

Em maio de 2008 a FMABC foi homenageada pela Câmara Municipal de São Paulo com a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade pelo pioneirismo de proibir, desde 2007, o uso de animais vivos nas aulas de graduação.

Nos serviços à comunidade, seu campus abriga o maior Centro de Reprodução Humana do País ligado a um equipamento universitário. No Ambulatório de Especialidades são mais de 20 modalidades de atendimento SUS. Além disso, a mantenedora Fundação do ABC é gestora de 15 hospitais públicos e 3 AMEs no Grande ABC e Litoral, propiciando amplo campo de aprendizado prático e estágio.

Outras ações pioneiras estão no Projeto Rondon, que foi reformulado e elegeu em 2010 a FMABC como primeira parceira do Estado para projetos comunitários, e os móveis em PVC desenvolvidos pelo curso de Terapia Ocupacional. Trata-se, no Estado de São Paulo, da 1ª Oficina de Móveis Adaptados em PVC, que facilitam a acessibilidade e reabilitação de pessoas carentes com disfunções neuromotoras.

Faculdade de Medicina ABC
http://www.fmabc.br
Avenida Lauro Gomes, 2000, Vila Sacadura Cabral
Santo André (SP) – CEP 09060-870
Tel. (11) 4993-5400