Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul

O Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul está sob gestão da Fundação do ABC e contempla seis unidades: Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido, Hospital Maria Braido, Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, Hospital São Caetano, Hospital Municipal Euryclides de Jesus Zerbini e Complexo Municipal de Saúde.

Em janeiro de 2010, a Prefeitura de São Caetano assinou parceria com a FUABC para a gestão plena do Complexo Hospitalar, à época composto somente pelos Hospitais Márcia Braido, Maria Braido e Albert Sabin. Até então, os três equipamentos integravam planos de trabalho individuais da Fundação do ABC por meio da Central de Convênios.

 

HOSPITAL INFANTIL E MATERNIDADE MÁRCIA BRAIDO

Referência para o atendimento às crianças do município, o Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido foi inaugurado em 28 de julho de 1973. Realiza hoje internações nas áreas de Pediatria, Ginecologia e Maternidade. Também desenvolve atendimentos em pronto-socorro infantil, ortopedia infantil, pediatria e pré-parto. Exames laboratoriais e radiológicos completam a lista de serviços ofertados.

 

 

HOSPITAL MARIA BRAIDO

Primeiro hospital geral municipal de São Caetano, o Hospital Maria Braido foi entregue à população em 2004, juntando-se à unidade infantil “Maria Braido” e ao pronto-socorro municipal. Hoje o equipamento realiza internações em clínica geral e especialidades, clínica cirúrgica, especialidades cirúrgicas, além de UTI adulto. Estão disponíveis ambulatórios de cardiologia infantil, fonoaudiologia, fisioterapia respiratória, proctologia e quimioterapia, assim como exames de biópsia guiada por ultrassonografia, ecodoppler, radiologia, tomografia computadorizada e ultrassonografia (com ou sem doppler).

 

HOSPITAL MUNICIPAL DE EMERGÊNCIAS ALBERT SABIN

Com proposta de prestar atendimento completo ao paciente emergencial, desde o primeiro socorro, até o diagnóstico e encaminhamento para tratamento, São Caetano inaugurou em 28 de junho de 2008 o Hospital de Emergências Albert Sabin. O equipamento público foi projetado com 28 leitos e pelo menos 300 profissionais na assistência, entre médicos e equipes de enfermagem, psicologia e fisioterapia, entre outros colaboradores.

São dois andares e 6 mil metros quadrados de área construída. A planta horizontal priorizou o atendimento ao público no térreo. Assim, o deslocamento torna-se mais prático, já que não existem escadas ou rampas para os pacientes. O prédio conta com grande recepção para triagem e entrada específica para ambulâncias, além de salas de observação masculina e feminina, sala de gesso, setor de medicamentos, sala de inalação e sorologia.

A unidade oferece atendimento em urgência e emergência nas áreas de clínica médica e cirúrgica, odontologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia e UTI adulto. Também conta com ala de psiquiatria, exames laboratoriais, de radiologia, tomografia computadorizada e ultrassonografia.

 

COMPLEXO MUNICIPAL DE SAÚDE

Em 21 de abril de 2012, a rede municipal de São Caetano ganhou o Complexo Municipal de Saúde, formado pelo Hospital de Olhos Dr. Jaime Tavares e pelo Centro de Oncologia e Hemoterapia Luiz Rodrigues Neves. O equipamento ocupa prédio do antigo Pronto-Socorro Municipal, no Bairro Oswaldo Cruz, e foi entregue já sob gestão da FUABC.

Na Unidade de Tratamento ao Câncer os serviços contemplam todas as terapias quimioterápicas necessárias aos pacientes. Já o Hospital de Olhos funciona com consultórios, centro de diagnósticos e área cirúrgica com conceito de Hospital Dia Oftalmológico.

As partes hidráulicas e elétricas do antigo PS Municipal foram refeitas, inclusive com instalação de gerador próprio, revitalização de elevadores e adaptação de toda a infraestrutura para o padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) voltada aos deficientes físicos. Às benfeitorias somaram-se nova pintura e paisagismo. Entre os destaques da unidade está a área de lazer, adequada ao conforto e bem-estar dos pacientes de oncologia, já que alguns podem passar o dia nas instalações devido aos cuidados especiais que são requeridos.

 

HOSPITAL SÃO CAETANO

Os três hospitais do complexo municipal – Albert Sabin, Márcia e Maria Braido – ganharam reforço importante em janeiro de 2012, quando a Prefeitura reinaugurou o Hospital São Caetano após municipalizá-lo. Desde então, a unidade tem sido vocacionada como um grande centro de especialidades, além de abrigar diversos mutirões de saúde.

O Hospital São Caetano é uma das casas de saúde mais tradicionais de todo o ABC, inaugurado em 25 de julho de 1954. Subsequentemente foram realizados os trabalhos de construções dos primeiros velórios da cidade, capela, lavanderia, salas para enfermaria e o segundo bloco. A história de sucesso do hospital, que se tornou referência a todo o Grande ABC, durou até 2010, quando foi declarada a falência da unidade.

 

HOSPITAL DR. EURYCLIDES DE JESUS ZERBINI

São Caetano inaugurou em 30 de setembro de 2012 o Hospital Municipal Euryclides de Jesus Zerbini, erguido na esquina da Rua São Paulo com a Avenida Vital Brasil Filho, no Bairro Santa Paula. Integrada ao CHMSCS e, dessa forma, cogerida pela Fundação do ABC, a unidade recebeu investimento de R$ 20 milhões e foi construída anexa ao complexo de saúde formado pelo Hospital Maria Braido e pelo Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido.

Com cinco andares em espaço que totaliza 6 mil metros quadrados, onde funcionava o antigo estacionamento dos hospitais Maria e Márcia Braido, o hospital tem capacidade para mais de 80 leitos, três salas cirúrgicas direcionadas ao atendimento obstétrico (parto normal e humanizado) e para cirurgias ginecológicas. Também conta com UTIs Neonatal e Pediátrica, serviço 24 horas de ginecologia e pré-parto, alas de internação e a Casa da Gestante.

HOSPITAL INFANTIL E MATERNIDADE MÁRCIA BRAIDO
Rua Luiz Louzã, 48. Bairro Olímpico
São Caetano do Sul (SP). CEP: 09540-430
Tel.: (11) 4228-8000

HOSPITAL MARIA BRAIDO
Rua São Paulo, 1840. Bairro Santa Paula
São Caetano do Sul (SP). CEP: 09541-100
Tel. (11) 4228-8000

HOSPITAL MUNICIPAL DE EMERGÊNCIAS ALBERT SABIN
Rua Aurélia, 101. Bairro Santa Paula
São Caetano do Sul (SP). CEP: 09551-340
Tel.: (11) 4233-7676

COMPLEXO MUNICIPAL DE SAÚDE
Rua Peri, 361. Bairro Osvaldo Cruz
São Caetano do Sul (SP). CEP: 09540-290
(11) 4226-2230 / 4226-2223

HOSPITAL SÃO CAETANO
Rua Espírito Santo, 277. Bairro Santo Antonio
São Caetano do Sul (SP). CEP: 09530-905
Tel.: (11) 4223-5460

HOSPITAL EURYCLIDES DE JESUS ZERBINI
Avenida Vital Brasil, 55. Bairro Santa Paula
São Caetano do Sul (SP). CEP: 09541-130
(11) 4228-8000