Hospital da Mulher de Santo André

Inaugurado em agosto de 2008 pela Prefeitura de Santo André e gerido desde o início pela Fundação do ABC, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein é considerado hoje o maior centro de referência em saúde da mulher da região do ABC, com atendimento qualificado, equipamentos modernos e profissionais especializados.

Voltada exclusivamente à saúde da mulher, com ênfase nas áreas de ginecologia e obstetrícia, a unidade tornou-se referência graças à excelência e humanização do atendimento – presentes desde a recepção até as consultas médicas e exames diagnósticos. Oferece assistência total em obstetrícia e ginecologia, nos períodos de pré-parto, parto, pós-parto imediato e pós-operatório. Promove o alojamento conjunto para mãe e bebê, incentiva e dá condições para acompanhamento familiar e presta assistência integral e humanizada aos recém-nascidos – tanto saudáveis como em regime de terapia intensiva.

Todos os exames necessários para apoio ao parto e procedimentos obstétricos estão à disposição das usuárias. O parque tecnológico é destinado ao diagnóstico e terapêutica, contando com métodos gráficos, patologia clínica, imagenologia, anatomia patológica e citopatologia, procedimentos cirúrgicos e videolaparoscópicos, reabilitação de pacientes internos, desenvolvimento de atividades hemoterápicas e hematológicas, além de pronto atendimento no Banco de Leite Humano.

Instalado no Parque Novo Oratório, em área construída de mais de 7 mil metros quadrados, o Hospital da Mulher responde por 100% dos partos da cidade realizados via Sistema Único de Saúde. Oferece mais de 6 mil exames mensais e possui 113 leitos, incluindo Maternidade, Centro de Parto Natural, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCINCO), Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCA), UTI Adulto e Centro Cirúrgico, além de Pronto-Socorro 24 horas nas áreas de Ginecologia, Obstetrícia e Violência Sexual.

 

DESTAQUE

Entre os principais atributos, o Hospital da Mulher de Santo André participa da chamada Rede Cegonha – iniciativa do Ministério da Saúde para garantir assistência de qualidade desde o pré-natal até os 2 primeiros anos de vida da criança. Além disso, desde 2010 é certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o título de Hospital Amigo da Criança.

Outra ação de destaque e que garante atenção especial às mães é o Projeto Mãe Canguru, sistema pelo qual o recém-nascido com baixo peso ou prematuro permanece em posição vertical, “colado” junto ao corpo da mãe. É um programa de humanização e assistência neonatal, que implica no contato precoce pele a pele entre mãe e bebê prematuro, aumentando o vínculo e contribuindo para o desenvolvimento do recém-nascido.

 

JUSTA HOMENAGEM

O nome escolhido para batizar o Hospital da Mulher de Santo André homenageia profissional muito atuante na saúde pública andreense. Maria José dos Santos Stein iniciou atividades na área em 1976, trabalhando em um centro de saúde de Mauá até 1982. Mudou-se então para o Centro de Especialidades da Av. Ramiro Colleoni, em Santo André. Fez diversos cursos na área, concluindo o de Auxiliar de Enfermagem em 1989. Foi nomeada nessa função no ano seguinte pelo então Prefeito Celso Daniel. Aposentou-se como servidora municipal em 1995. Em 1997 foi chamada a exercer cargo em comissão e permaneceu até sua morte, em 4 de julho de 2005, contribuindo de forma ímpar na promoção da inclusão social, da saúde e da participação popular.

Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein
http://www.hospitaldamulher.org.br
Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório
Santo André (SP) - CEP:09270-410
Tel. (11) 4478-5000