Complexo de Saúde de Mauá – Hospital Nardini

A Prefeitura de Mauá assinou em 2015 novo contrato com a Fundação ABC para operacionalização de todos os equipamentos de saúde da cidade, dando origem ao Complexo de Saúde de Mauá (COSAM). A facilidade administrativa da Organização Social de Saúde possibilita mais agilidade em muitas ações, que são mais burocráticas quando geridas diretamente pelo poder público. Anteriormente existiam dois contratos com a FUABC, sendo um específico para o Hospital Nardini e outro para alguns equipamentos da rede.

A partir da nova parceria, além do Nardini, a FUABC passou a responder pela gestão clínica e administrativa de 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município: Vila Assis, Jardim Zaíra, Magini-Centro e Barão de Mauá. Também fazem parte do contrato de gestão o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e outras drogas, Centro de Atenção Psicossocial Adulto III Primavera, CAPS Infanto-juvenil, Centro de Especialidades Médicas de Mauá (CEMMA), Centro Especializado em Reabilitação (CER-IV), Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (CRSMCA), Centro de Referência em Saúde – HIV/DST, República Terapêutica Infanto-juvenil, Residência Terapêutica I e II, Consultório de Rua, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Reabilitação Dr. Jaime Souza, Complexo Municipal de Regulação, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da sede da Secretaria de Saúde de Mauá.

 

HOSPITAL NARDINI

O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini é considerado o principal equipamento hospitalar para atendimento do SUS em Mauá, referência regional também para os municípios de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Foi construído no final da década de 1970 com recursos do Fundo de Assistência à Saúde, da Caixa Econômica Federal, por um grupo de médicos – entre eles o Dr. Radamés Nardini.

Em 2016, foram realizados 4.818 atendimentos de emergência, 21.084 atendimentos no ambulatório, 63.280 atendimentos no pronto-socorro, 11.295 internações, 3.531 cirurgias, 1.918 partos e 481.018 exames. O Nardini ocupa área de 11.978 m² e conta com 177 leitos cadastrados no Ministério da Saúde. O hospital é mantido com recursos municipais e repasses do Ministério da Saúde para cobertura de custeios relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 26 de fevereiro de 2010, a Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Saúde, assinou convênio para transferir o gerenciamento do hospital à Fundação do ABC, mediante pactuação de metas de atendimento e investimentos em infraestrutura.

HOSPITAL DE CLÍNICAS DR. RADAMÉS NARDINI
http://www.nardini.org.br
Rua Regente Feijó, 166, Vila Bocaina - Mauá (SP)
CEP.: 09310-640
Tel. (11) 4547-6999