Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo do Campo

Administrado pela Fundação do ABC, o Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo do Campo (CHMSBC) é composto pelo Hospital Anchieta (HA), Hospital Municipal Universitário (HMU), Hospital de Clínicas Municipal José Alencar (HC) e Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC). Anualmente, as unidades contabilizam cerca de 1,3 milhão de consultas e atendimentos, mais de 3 milhões de exames e procedimentos, assim como 11,5 mil cirurgias.

 

HOSPITAL ANCHIETA

Inaugurado em 20 de agosto de 1958, com presenças do governador do Estado, Jânio Quadros, e do secretário de Viação e Obras Públicas, o brigadeiro Faria Lima, o então Hospital de Clínicas Padre Anchieta era o segundo hospital da cidade de São Bernardo do Campo e o único que prestava atendimento público.

Mantido pela Fundação do ABC – Faculdade de Medicina do ABC (FUABC-FMABC) desde 1994, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo, o Anchieta é um hospital dedicado ao cuidado de pacientes oncológicos e cirúrgicos. As cirurgias abrangem as especialidades médicas de cirurgia geral, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia vascular, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, oftalmologia, proctologia, cirurgia oncológica, cirurgia cardíaca, nefrologia e cirurgia pediátrica. Já as internações clínicas contemplam as áreas de oncologia, nefrologia e cardiologia.

Hoje o Hospital Anchieta realiza cerca de 350 cirurgias mensais, além de 280 endoscopias, 5.200 atendimentos ambulatoriais, 600 internações e 580 aplicações de quimioterapia a cada mês. No total, 735 funcionários atuam no Anchieta, sendo 165 médicos.

O equipamento de saúde possui laboratório de análises clínicas 24 horas, banco de sangue e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Oferece exames como de raio-x, ultrassonografia, ecocardiografia, litotripsia, tomografia computadorizada, endoscopia digestiva alta, hemodinâmica, hemodiálise, radioterapia e colonoscopia.

Os atendimentos na unidade são realizados mediante encaminhamento das unidades da rede básica de saúde, por meio da Central de Regulação.

 

HOSPITAL MUNICIPAL UNIVERSITÁRIO – HMU

O antigo Hospital Acari foi completamente reformado e reinaugurado em 1º de maio de 1999 com parceria firmada entre a Prefeitura de São Bernardo do Campo, que participa com os recursos e a estrutura hospitalar, e a Fundação do ABC, que fornece serviços e os recursos humanos, dando origem ao Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo, mais conhecido como HMU.

Trata-se de unidade de alta complexidade em Neonatologia, com assistência integral às gestações de alto risco e a bebês prematuros. Voltado exclusivamente ao cuidado materno-infantil e à saúde da mulher, que recebe acompanhamento desde o conhecimento da gravidez até o nascimento do bebê, o HMU conta com as especialidades de ginecologia, obstetrícia e neonatologia e realiza exames de ultrassonografia, ecocardiografia, radiologia, endoscopia digestiva, análises clínicas e ultrassonografia fetal. Ao todo são 128 leitos e média de 400 partos por mês – sendo 60% naturais. São 862 colaboradores e 137 prestadores de serviços. No local, também são realizados cerca de 830 procedimentos mensais, entre atendimentos na maternidade, ginecológicos e em obstetrícia clínica, entre outros.

O HMU desenvolve, ainda, o programa Rede Cegonha e conta com Banco de Leite Humano, Casa da Gestante, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) e Pronto-Socorro de Ginecologia e Obstetrícia. Também adota o Método Canguru – prática que estimula o contato pele a pele entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso. O método contribui para aumentar o vínculo entre a mãe e o filho, aumenta as chances de sobrevivência nos primeiros meses de vida, facilita o aleitamento materno e o cuidado com o bebê após a alta hospitalar.

Atualmente, o HMU ostenta coeficiente de apenas 6,8 óbitos infantis por mil nascidos vivos – índice compatível ao de países de primeiro mundo. Graças ao trabalho de ponta desenvolvido na unidade, desde 2003 o Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo mantém o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Unicef e pela OMS (Fundo das Nações Unidas para a Infância e Organização Mundial da Saúde).

Os atendimentos no HMU são realizados mediante encaminhamento das unidades básicas de saúde (UBSs), por meio da Central de Regulação.

 

HOSPITAL E PRONTO-SOCORRO CENTRAL

A Fundação do ABC e a Faculdade de Medicina do ABC deram início em dezembro de 2005 à gestão clínica da Unidade de Urgência e Emergência de São Bernardo – hoje o Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC). Trata-se de unidade hospitalar dedicada a atenção às urgências e emergências traumáticas e clínicas, com funcionamento 24 horas. É o estabelecimento da rede municipal de saúde que recebe a maior demanda de pacientes de urgência e serve de referência para as nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. Tem como especialidades a clínica geral, ortopedia, pediatria e oftalmologia e realiza aproximadamente 22 mil atendimentos por mês.

Além de internações, o HPSC realiza consultas, exames de análises clínicas e de imagem, assim como pequenos procedimentos cirúrgicos. Urgências e emergências em odontologia são atendidas apenas no horário das 19h às 7h, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana e feriados, o serviço de odontologia funciona em regime de 24 horas.

Por ser uma unidade de urgência, não há necessidade de agendamento prévio para os atendimentos.

 

HOSPITAL DE CLÍNICAS MUNICIPAL

Inaugurado em dezembro de 2013, o Hospital de Clínicas Municipal José Alencar – o HC – conta com 110 leitos ativos e vem ampliando gradativamente sua atuação. A unidade realiza procedimentos em cardiologia, neurocirurgias de urgência, cirurgias de politrauma, cirurgias ortopédicas e outras especialidades clínicas.

Erguido em área de 18 mil metros quadrados no Bairro Alvarenga, o edifício reúne três blocos e 11 pavimentos, além de ambulatório, Hospital Dia e Terapia Renal Substitutiva para procedimentos de hemodiálise. Equipado com tecnologia de ponta, totalmente informatizado e com arquitetura que privilegia a humanização dos ambientes, o HC é considerado um dos mais modernos hospitais públicos do país. Dispõe de estrutura para ensino e pesquisa, com salas de estudo, auditório com 200 lugares e câmeras de vídeo nos centros cirúrgicos para que os médicos residentes acompanhem procedimentos em tempo real.

Atualmente o Hospital de Clínicas trabalha com 40% de sua capacidade total. Em pleno funcionamento, será a maior unidade municipal de toda região do ABC, com 293 leitos – 197 de internação e 96 leitos complementares (sendo 20 de UTI pediátrica, 40 de UTI adulto, 29 de recuperação anestésica e 7 de Hospital Dia). Além disso, terá capacidade para realizar mensalmente cerca de 10 mil consultas, 1,5 mil internações e 1,5 mil cirurgias, além de atender as principais demandas de saúde em especialidades cirúrgicas, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, especialidades clínicas, pediátricas e na área de transplantes de órgãos – como rins e córnea, por exemplo.

Entre os diferenciais da unidade está a área de cardiologia, que conta com moderno equipamento de hemodinâmica, destinado ao diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. O aparelho possibilita intervenções minimamente invasivas, feitas com introdução de finos cateteres que percorrem o aparelho circulatório dos pacientes até o coração, permitindo visualização em tempo real dos vasos obstruídos e capaz de realizar a desobstrução.

O Hospital de Clínicas de São Bernardo é administrado pela Fundação ABC, tem cerca de 1.100 funcionários, sendo 350 terceirizados, e custo mensal estimado em R$ 7 milhões para 40% da capacidade de funcionamento.

O acesso dos pacientes ao HC é feito por meio de encaminhamento da rede municipal de saúde, via Central de Regulação.

HOSPITAL ANCHIETA
Rua Silva Jardim, 470. Bairro Centro
São Bernardo do Campo (SP). CEP: 09715-090
Tel.: (11) 4345-4011

HOSPITAL MUNICIPAL UNIVERSITÁRIO
Avenida Bispo Cesar D´Acorso Filho, 161. Rudge Ramos
São Bernardo do Campo (SP). CEP: 09624-000
Tel.: 4365-1480

HOSPITAL E PS CENTRAL
Rua Secondo Modolin, 449. Bairro Centro
São Bernardo do Campo (SP). CEP: 09720-610
Tel.: (11) 2630-6000

HOSPITAL DE CLÍNICAS MUNICIPAL
Estrada dos Alvarengas, 1001. Bairro Alvarenga
São Bernardo do Campo (SP). CEP: 09850-550
Tel.: 4353-1500