Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo

Administrado pela Fundação do ABC, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo, o Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo (CSSBC) é composto pelo Hospital Anchieta (HA), Hospital de Clínicas Municipal José Alencar (HC), Hospital de Urgência Maurício Soares de Almeida (HU) e Hospital da Mulher.

 

HOSPITAL ANCHIETA

Inaugurado em 20 de agosto de 1958 e mantido pela Fundação do ABC – Faculdade de Medicina do ABC (FUABC-FMABC) desde 1994, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo, o Hospital Anchieta é um hospital dedicado ao cuidado de pacientes oncológicos e cirúrgicos. As cirurgias abrangem as especialidades médicas de cirurgia geral, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia vascular, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, oftalmologia, proctologia, cirurgia oncológica, cirurgia cardíaca, nefrologia e cirurgia pediátrica. Já as internações clínicas contemplam as áreas de oncologia, nefrologia e cardiologia.

 

HOSPITAL DE CLÍNICAS MUNICIPAL

Inaugurado em dezembro de 2013, o Hospital de Clínicas Municipal conta com 257 leitos. A unidade realiza procedimentos em cardiologia, neurocirurgias de urgência, cirurgias de politrauma, cirurgias ortopédicas e outras especialidades. Com 36 mil metros quadrados de área construída, o edifício reúne três blocos e 11 pavimentos, além de ambulatório, Hospital Dia e Terapia Renal Substitutiva para procedimentos de hemodiálise.

Equipado com tecnologia de ponta, totalmente informatizado e com arquitetura que privilegia a humanização dos ambientes, o HC é considerado um dos mais modernos hospitais públicos do País. Dispõe de estrutura para ensino e pesquisa, com salas de estudo, auditório com 200 lugares e câmeras de vídeo nos centros cirúrgicos para que os médicos residentes acompanhem procedimentos em tempo real. A partir de parceria com o Governo do Estado, o HC se tornou referência para o tratamento cardíaco infantil. Pacientes de zero a 18 anos, residentes de todo o Estado, são encaminhados ao hospital para realizar tratamentos cirúrgicos e ambulatoriais.

O HC tornou-se o primeiro equipamento municipal do Brasil a conquistar uma das mais conceituadas acreditações em saúde em nível internacional pela excelência nos serviços prestados: a Qmentum Internacional Diamante, entregue pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG). Aplicado em mais de 30 países, o Qmentum International é um modelo de avaliação de serviços de Saúde que assegura às organizações atenderem aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais, desde a identificação dos pacientes, administração de medicamentos, higienização, protocolos, entre outros.

 

HOSPITAL DE URGÊNCIA

O Hospital de Urgência de São Bernardo foi inaugurado em 14 de maio de 2020 como unidade de referência para tratamento da Covid-19. Em 31/01/2022 ganhou nova denominação, passando a se chamar Hospital de Urgência Maurício Soares de Almeida, em homenagem ao ex-prefeito, advogado e ex-secretário de Assistência Social da cidade. Desde setembro de 2021, o equipamento retomou sua vocação inicial de atendimento de urgência e emergência.
Durante a pandemia, antes de retomar a vocação original de urgência e emergência, o Hospital de Urgência salvou mais de 5 mil vidas contra a Covid-19, o que representa uma média de dez vidas salvas todos os dias, desde o seu primeiro dia de funcionamento, sendo o principal equipamento voltado ao combate da doença em São Bernardo.

 

HOSPITAL DA MULHER DE SÃO BERNARDO

Com estrutura ampla e moderna, o Hospital da Mulher de São Bernardo foi totalmente inaugurado em julho de 2023. O equipamento soma mais 170 leitos à rede de Saúde municipal, destinados, exclusivamente, à linha de cuidados da população feminina. As novas instalações passam a integrar, em um único equipamento, os serviços do antigo Hospital Municipal Universitário (HMU) e do Centro de Atenção Integrada de Saúde da Mulher (CAISM). Entre os serviços ofertados pelo Hospital da Mulher estão o Pronto Atendimento de ginecologia e obstetrícia, centro cirúrgico, ambulatórios, unidade de terapia intensiva obstétrica, ginecológica e neonatal, casa da gestante, núcleo interno de regulação e estrutura para realização de exames laboratoriais, incluindo tomografia, mamografia, ecocardiograma, ultrassonografia, entre outros.
Visando promover o cuidado humanizado e incentivar o parto normal, a equipe de médicos e de enfermeiros do Hospital da Mulher segue protocolo pactuado com o Ministério da Saúde, com série de procedimentos e regras que devem ser cumpridos todas as vezes que uma parturiente dá entrada na unidade. O objetivo é valorizar o parto natural, diminuir o número de cesáreas, padronizar a assistência e garantir às mulheres o direito de participar ativamente do nascimento de seus filhos. Para isso, a unidade conta com salas exclusivas para parto humanizado com infraestrutura completa, incluindo banheira.

HOSPITAL ANCHIETA
Rua Silva Jardim, 470. Bairro Centro
São Bernardo do Campo (SP). CEP: 09715-090
Tel.: (11) 4345-4011

HOSPITAL DE CLÍNICAS MUNICIPAL
Estrada dos Alvarengas, 1001. Bairro Alvarenga
São Bernardo do Campo (SP). CEP: 09850-550
Tel.: 4353-1500

HOSPITAL DE URGÊNCIA
Rua Joaquim Nabuco, 380. Bairro Centro
São Bernardo do Campo (SP). CEP: 09720-490
Tel.: 2630-9760

HOSPITAL DA MULHER DE SÃO BERNARDO
Av. Imperador Pedro II, 216. Bairro Nova Petrópolis.
São Bernardo do Campo (SP). CEP: 09770-420.
Tel.: (11) 2363-3872.