Hospital Anchieta de São Bernardo

O Hospital de Ensino Anchieta, em São Bernardo, inaugurou em 2008 novos e maiores espaços, após quase dois anos de reformas. Uma unidade de internação específica para Cardiologia e Cirurgia Cardíaca passou a ser um dos pontos altos do HE, um dos mais antigos centros médicos da região, dos anos 1950, e mantido pela FUABC desde 1994 em co-parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo.

A recente ampliação mais que triplicou os leitos de UTI de 6 para 21 e passou os leitos comuns de 124 para 142, com construção de prédio anexo abrigando mais nove apartamentos. A nova UTI conta com 19 leitos, alguns dos quais metabólicos — capazes de fornecer dados como peso corporal do doente e controle elétrico de posições, o que possibilita mais conforto –, além de câmeras que monitoram o ambiente 24 horas.

Outro destaque do HE é o CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia), único no Grande ABC, inaugurado em 2001 com objetivo de garantir qualidade e ampliar o atendimento aos portadores de câncer e que em 2007 foi renomeado Centro de Referência em Oncologia do Grande ABC.

Isso significa que passa a atender a população dos sete municípios. O credenciamento do CACON pelo Ministério da Saúde como centro regional está permitindo ampliar os consultórios de 2 para 4 e os leitos para quimioterapia de 6 para 10.

Aparelho de radioterapia da norte-americana Varian foi colocado em operação em outubro de 2008 para proporcionar mais qualidade aos tratamentos ao reduzir efeitos colaterais, já que direciona o foco da radiação diretamente no tumor.Trata-se do sétimo aparelho do gênero no Brasil, disponível até agora apenas na rede privada. Como funciona 24 horas, pode atender de 120 a 140 pacientes por dia.

A sala de urgência-emergência do HE também foi readequada e já estão sendo instalados novos equipamentos de tomografia, ressonância magnética e serviço de medicina nuclear. O HE realiza 350 consultas e 360 sessões de quimioterapia por mês.

Com exceção de neurocirurgia e transplante do coração, o Hospital de Ensino Anchieta faz todos os tipos de cirurgia, por isso é classificado como instituição de alta complexidade.

“Ouro” na Enfermagem

Em 2009, após dois anos de preparativos, o HE tornou-se a primeira instituição pública no País a receber o Certificado Ouro da multinacional 3M dentro do programa “Soluções Integradas em Saúde”. A conquista veio através do trabalho “Prevenção de Lesões de Pele” desenvolvido pela equipe de Enfermagem. A certificação assegura que o estabelecimento cuida dos pacientes com equipes altamente preparadas e capacitadas e leva em conta normatizações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil, além de três instituições sediadas nos Estados Unidos: AMMI (Associação para o Avanço da Instrumentação Médica), Aorn (Associação de Enfermeiras de Centros Cirúrgicos) e INS (Infusion Nurses Society).

A categoria Ouro é o topo de uma escala que inclui Prata e Bronze e representa a execução de todos os procedimentos possíveis para prevenção e/ou tratamento em saúde – no caso do Hospital Anchieta, as lesões de pele, que podem ser causadas pelo próprio estado do paciente e principalmente pela pressão em algumas regiões do corpo que tenham saliências ósseas. O HE já é certificado “Bronze” e “Prata” na sua Central de Material e Esterilização.

Hospital Padre Anchieta
Rua Silva Jardim, 470, Centro
São Bernardo do Campo (SP) - CEP 09715-090
Tel. (11) 4345-4011