Complexo Municipal Irmã Dulce de Praia Grande

O mais novo equipamento público de saúde da Estância Balneária de Praia Grande é desde agosto de 2008 gerenciado no modelo de OSS (Organização Social de Saúde). Inaugurado em maio daquele ano, o Hospital Municipal Irmã Dulce ganhou status de mantida da Fundação do ABC e incorporou aos trabalhos know-how de mais de 40 anos em gestão de serviços de saúde ancorados no ensino, pesquisa e assistência da Faculdade de Medicina do ABC.

A gestão compartilhada entre FUABC-Prefeitura foi homologada em 17 de julho de 2008 e a assinatura do contrato ocorreu em 30 de julho.

Foi um momento histórico para a Fundação do ABC-Faculdade de Medicina do ABC, que deixaram seu local de atuação tradicional para levar conhecimento e dedicação a outras regiões.

A Prefeitura de Praia Grande investiu ao longo de três anos cerca de R$ 28 milhões no novo complexo municipal hospitalar. Em mais de 11 mil metros quadrados de área construída, o Irmã Dulce ocupa prédio novo com seis pavimentos (cinco andares mais o térreo) e parte das instalações do atual Hospital Municipal de Praia Grande (antiga Santa Casa). A unidade opera com 158 leitos, sendo 15 de UTI. Os planos são de ampliar o número de leitos para a capacidade instalada de 210, com mais de 20 destinados à Terapia Intensiva.

O Irmã Dulce dispõe de equipamentos de última geração e equipara-se às melhores unidades de saúde particulares do país. Conta com áreas de UTI Adulto, Infantil e Neonatal, Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico, Maternidade, Farmácia, Ala de Internação Pediátrica com Brinquedoteca, clínicas Médica e Cirúrgica, entre outros.

A humanização do ambiente hospitalar foi pensada desde o início do projeto visando a oferecer qualidade no atendimento e melhor estadia aos pacientes, familiares e demais usuários. Na maternidade, por exemplo, não existem berçários. O espaço segue recomendações do Ministério da Saúde e oferece sistema de alojamento conjunto, em que o recém-nascido permanece no quarto com a mãe em tempo integral.

O atendimento no hospital é exclusivo para pacientes do SUS – munícipes ou turistas. Estimativa populacional de 2007 realizada pelo IBGE indica mais de 253 mil moradores na Estância Balneária de Praia Grande. A população flutuante nos finais de semana eleva a 300 mil o número de pessoas na cidade e chega a 1,5 milhão na alta temporada de verão.

Hospital Irmã Dulce
Rua Dair Borges, 550 – Boqueirão
Praia Grande (SP) - CEP:11701-210
Tel. (13) 3476-4400