Complexo Hospitalar Irmã Dulce de Praia Grande

O Complexo Hospitalar Irmã Dulce de Praia Grande é formado pelo Hospital Municipal, pelo Pronto-Socorro Central, pela Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva, a Nefro-PG, – todos localizados no Boqueirão – e pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Charles Antunes Bechara, situada no bairro Samambaia.

 

HOSPITAL MUNICIPAL IRMÃ DULCE

O Hospital Municipal, antes denominado Ação Médica Comunitária e conhecido como Santa Casa, passou por sucessivas crises financeiras até que, no ano 2000, sofreu intervenção do Governo Municipal. Para oferecer à população atendimento hospitalar de qualidade, foi proposta a administração por uma organização social competente, que daria início ao gerenciamento de um novo estabelecimento, em prédio construído com recursos da Prefeitura.

Dessa forma, foi inaugurado em 16 de maio de 2008 o Hospital Municipal Irmã Dulce. No início de agosto do mesmo ano, por meio de acordo entre Prefeitura de Praia Grande e Governo do Estado, o equipamento de saúde passou a ser administrado pela Fundação do ABC. O nome escolhido para a unidade homenageia a religiosa por sua dedicação à população carente e empresta à instituição a bandeira da humanização como principal característica para a busca constante da prestação de serviço de qualidade.

Atendendo 100% no Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Irmã Dulce reúne conforto nas instalações, organização de fluxos e serviços bem estruturados. Possui centro cirúrgico adequado para atender emergências e cirurgias eletivas. Conta ainda com UTIs (Adulto, Pediátrica e Neonatal) e um Hospital Dia, que agiliza pequenos procedimentos cirúrgicos. Ao todo são 219 leitos, sendo 143 sob responsabilidade do município e 76 contratualizados pelo Estado.

O atendimento em várias especialidades beneficia mais de 800 mil moradores do Litoral Sul e Vale do Ribeira, acumulando níveis de satisfação que ultrapassam o patamar de 90%, ano após ano, em pesquisas realizadas junto aos pacientes.

 

PRONTO-SOCORRO CENTRAL

Em 8 de abril de 2011, Fundação do ABC e Prefeitura de Praia Grande expandiram a bem-sucedida parceria na gestão do Hospital Municipal para o Pronto-Socorro Central, também no Boqueirão, dando início ao Complexo Hospitalar Irmã Dulce.

Dotada de suporte semi-intensivo e funcionando 24 horas, a unidade visa a estabilizar o quadro clínico do paciente grave, que posteriormente pode ser encaminhado para internação hospitalar ou permanecer em outro setor do pronto-socorro, como observação ou repouso, dependendo da evolução.

Com a gestão da FUABC, também passou a vigorar novo sistema de atendimento, o Sistema de Acolhimento com Classificação de Risco. Dessa forma, os pacientes são classificados após triagem, garantido atendimento prioritário aos casos mais graves.

 

UPA SAMAMBAIA

Com capacidade para atender até 700 pacientes por dia, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Charles Antunes Bechara, no Bairro Samambaia, iniciou suas atividades em 2 de julho de 2012. Desde então, passou a integrar o Complexo Hospitalar Irmã Dulce, sob gestão da Fundação do ABC.

A UPA Samambaia oferece atendimentos de urgência e emergência 24 horas por dia nas áreas de clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia. Na parte física, conta com salas de raio-x, eletrocardiograma e serviço de análises clínicas, bem como salas de medicação, coleta, sutura e curativo, inalação e imobilização ortopédica (gesso).

Os consultórios médicos são divididos em espaços específicos para pacientes adultos e infantis. A estrutura também inclui quartos de isolamento, enfermaria pediátrica, enfermarias de observação para adultos, posto de enfermagem e serviço social com atendimento em sala própria.

A exemplo do que ocorre no PS Central, a UPA funciona no Sistema de Acolhimento com Classificação de Risco e o tempo de espera é apontado como um dos fatores que aumentam o nível de satisfação dos usuários. Pelo sistema atual, o paciente passa por triagem, que determina a prioridade para a consulta médica. Moderno aparelho afere sinais vitais, como pressão arterial, oxigenação do sangue e temperatura. Casos graves são atendidos imediatamente.

 

NEFRO PG

Parceria entre Prefeitura, Fundação do ABC e Complexo Hospitalar Irmã Dulce, a Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva – Nefro PG – foi inaugurada em 19 de janeiro de 2016 e atende pacientes diagnosticados com problemas de insuficiência renal, encaminhados via rede pública de saúde.

O serviço conta com equipe multidisciplinar, exames e tratamentos, que objetivam proporcionar mudanças significativas na qualidade de vida dos usuários. Outra finalidade é o investimento na medicina preventiva, para que os pacientes não necessitem de hemodiálise, que é o último estágio do tratamento, ou até mesmo percam o rim. Portadores de hipertensão arterial e diabéticos têm maiores chances de desenvolver doenças renais e precisam ser tratados e orientados precocemente, a fim de evitar que desenvolvam a primeira fase da insuficiência renal, quando o rim começa a apresentar alterações.

A prática de exercícios físicos, a ingestão regular de água e menos líquidos adocicados, como refrigerantes e sucos artificiais, além da dieta saudável, com menos sal, açúcar, frituras e gorduras, são algumas das recomendações para prevenir problemas nos rins. Diabéticos e hipertensos devem fazer exames periódicos de urina e creatinina, que podem detectar precocemente qualquer variação no órgão.

A equipe multidisciplinar do Nefro PG é composta por médicos nefrologistas (adulto e pediátrico), enfermeiro, psicólogo, nutricionista e assistente social.

HOSPITAL MUNICIPAL IRMÃ DULCE
Rua Dair Borges, n° 550. Boqueirão (ao lado do PS Central)
Praia Grande (SP). CEP: 11701-210
Tel.: (13) 3476-4400

PRONTO-SOCORRO CENTRAL
Rua Mihailo Lukich Michel, 1. Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Municipal)
Praia Grande (SP). CEP: 11701-370
Telefone: (13) 3476-4400

UPA DR. CHARLES ANTUNES BECHARA
Avenida Corretores de Imóveis, S/N°. Bairro Samambaia
Praia Grande (SP). CEP: 11707-520
Tel.: (13) 3478-1333

NEFRO PG
Avenida Presidente Costa e Silva, 1.389. Boqueirão
Praia Grande (SP). CEP: 11701-005
Tel.: (13) 3356-5870