Hospital Municipal Universitário de São Bernardo

Outra parceria entre Prefeitura de São Bernardo e Fundação do ABC-Faculdade de Medicina do ABC, o HMU foi inaugurado em 1999, a partir de quando passa por contínuo processo de atendimento de qualidade e humanizado. Um dos trabalhos destacados do HMU é o incentivo ao aleitamento materno, que rendeu à instituição em 2003 o título de Hospital Amigo da Criança pela Unicef-OMS (Fundo das Nações Unidas para Infância – Organização Mundial da Saúde).

Em maio de 2008, estudo inédito feito pelo Banco de Leite Humano em recém-nascidos com peso abaixo de 1,5 kg e amamentados com leite humano doado recebeu o Prêmio Prof. Abrahão Berezin como melhor trabalho científico em neonatologia no XV Encontro Internacional de Neonatologia da Santa Casa de São Paulo. Além do Banco de Leite Humano, o HMU também foi pioneiro no Grande ABC na implantação do Método Mãe Canguru, na Casa da Gestante e na Triagem Auditiva Neonatal (“teste da orelhinha”).

Outro serviço de ponta é a medicina fetal, que acompanha o feto em todo seu desenvolvimento, possibilitando diagnosticar possíveis doenças que podem ser tratadas ainda no útero da mãe. O HMU realiza ainda o “teste do olhinho” a fim de prevenir a retinopatia, doença comum em prematuros de baixo peso, e fornece certidão de nascimento e vacinas da hepatite e BCG.

Todas essas ações renderam ainda ao Hospital Municipal Universitário o Prêmio Experiências Exitosas em Saúde do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), em 2000, ao mesmo tempo em que elevaram a instituição, em 2003, à condição de 2º Centro de Referência de Capacitação da Metodologia Canguru do Estado de São Paulo. Em 2004, o HMU recebeu do Ministério da Saúde o Prêmio Nacional Professor Fernando Figueira como o melhor hospital SUS na categoria Terapia Intensiva Neonatal da Região Sudeste, figurando entre os 10 melhores do país.

Em 2009, foi eleito entre os “Melhores Hospitais do Estado” pela Secretaria de Saúde, após ser avaliado junto aos usuários. O HMU conquistou a 6ª posição dentro de um ranking envolvendo quase 400 estabelecimentos de saúde conveniados à rede pública paulista do SUS (Sistema Único de Saúde). O levantamento foi feito em 2008 junto a 60,2 mil pacientes que passaram por internações e exames. A pesquisa considerou o grau de satisfação com atendimento, nível do serviço e dos profissionais, qualidade das acomodações e tempo de espera para internação. Para a classificação das maternidades foram incluídas também perguntas sobre humanização do parto.

HMU - Hospital Municipal Universitário
Av. Bispo César Dacorso Filho, 161, Rudge Ramos
São Bernardo do Campo (SP) - CEP 09735-260
Tel. (11) 4365-1480