ABC recebe Encontro Estadual de Terapia Ocupacional na Saúde Mental

Publicado em: 30/08/2013

Com inscrições gratuitas, evento em 31 de agosto ocorrerá no campus da Faculdade de Medicina do ABC em Santo André

A Associação de Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo (ATOESP) programou para este sábado (31 de agosto) a primeira edição do “Encontro Estadual de Terapia Ocupacional na Saúde Mental” – evento cujo objetivo é discutir as diferentes formações e produções do saber e do fazer em Terapia Ocupacional, tanto no âmbito clínico como no cenário social e político.

Com ampla programação das 8h às 18h, o encontro conta com apoio do Grupo Nacional de Terapia Ocupacional na Saúde Mental (GNTO) e do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) – cujo campus em Santo André sediará os trabalhos. “O evento reflete a vontade dos grupos de representação da Terapia Ocupacional de reunir parceiros mobilizados e engajados no crescimento científico e político da profissão na área de saúde mental, tanto no Estado de São Paulo como em todo o Brasil”, detalha Ricardo Lopes Correia, professor de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina do ABC e Diretor Científico da ATOESP.

Com inscrições gratuitas, o “Encontro Estadual de Terapia Ocupacional na Saúde Mental” precede o “XIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional”, em outubro, e é aberto a estudantes, profissionais da assistência, docentes, coordenadores e gestores da categoria. “Trata-se de espaço importante de deliberação e apresentação de propostas nos âmbitos político, de ciência e tecnologia, ético, de ensino, pesquisa e assistência em Terapia Ocupacional na saúde mental”, completa Ricardo Lopes Correia.

Programação diversificada

Para o período da manhã foram programadas as palestras “O que estamos compreendendo sobre saúde mental?” e “As histórias e os trabalhos do Grupo Nacional de Terapia Ocupacional na Saúde Mental”. Também haverá duas mesas de debates: “Os avanços e os desafios da especificidade da Terapia Ocupacional na saúde mental” e “Compreendendo a especialidade de Terapia Ocupacional na saúde mental”. À tarde haverá palestra sobre “A rede que temos e a rede que queremos” e serão compostos grupos de trabalho específicos que debaterão quatro temas: “Trabalho e lazer como dispositivos na rede de atenção psicossocial: economia solidária, cooperativismo, convivência e liberdade”, “Graduação, evidências e campo de trabalho em Terapia Ocupacional na saúde mental”, “Políticas públicas em saúde mental, intersetorialidade e redes sociais” e “Os desafios da ação da Terapia Ocupacional na saúde mental em equipes interdisciplinares na atenção primária em saúde”. O encerramento das atividades será marcado por lançamento de livros dos convidados e noite de autógrafos.

O “Encontro Estadual de Terapia Ocupacional na Saúde Mental” ocorrerá das 8h às 18h no anfiteatro Dr. David Uip, no campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC (Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.atoesp.org.br ou diretamente no dia e local do evento.