Ações do “Irmã Dulce” contribuem para redução de mortalidade infantil

Publicado em: 27/03/2015

O estímulo ao aleitamento materno e ao parto natural estão entre as ações desenvolvidas pelo Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande na atenção materno-infantil que colaboraram para a significativa redução do índice de mortalidade infantil. Em 2014, Praia Grande registrou a taxa de 12 mortes para cada 1.000 crianças nascidas vivas, uma redução de 17,25% se comparada à taxa do ano anterior, de 14,5. O material do Departamento Regional de Saúde (DRS-IV) foi apresentado em recente reunião com os integrantes do Colegiado Intergestor de Saúde Regional da Baixada, como divulgado pela Prefeitura.

Embora esteja diretamente relacionado à qualidade do pré-natal na rede básica do município, a conquista também se deve ao atendimento hospitalar e de pronto atendimento na área de obstetrícia nas unidades gerenciadas pela Fundação do ABC. Da humanização no atendimento às gestantes que dão entrada pelo Pronto-Socorro Central para serem avaliadas pela equipe de médicos dessa especialidade até o pós-parto na Maternidade do hospital, incluindo suporte de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, a FUABC busca oferecer o melhor à população.

Nos últimos anos, o Complexo Irmã Dulce aprimorou a atenção ao binômio mãe-filho em protocolos e outras medidas, além da parceria contínua com a Secretaria Municipal de Saúde e DRS-IV na capacitação dos profissionais de saúde. São frequentes cursos de atualização sobre temas relacionados, como aconselhamento em aleitamento materno, prevenção e detecção precoce de doenças congênitas e exames fundamentais ao recém-nascido. O bebê que nasce no “Irmã Dulce” realiza, antes da alta médica, os testes do Pezinho, da Orelhinha, do Coraçãozinho, da Linguinha e do Olhinho, todas triagens que garantem qualidade de vida por meio do diagnóstico precoce de eventuais problemas, além do atendimento de rotina e cuidados intensivos aos casos mais graves.

A equipe de pediatras e neonatologistas, coordenados pelo médico Sérgio Luciano Pinto, trabalha integrada e desenvolve ações especialmente em relação aos bebês prematuros na UTI Neonatal. Avanços significativos são sentidos, como a detecção precoce de cardiopatias congênitas críticas.

O hospital participa ainda da Comissão de Mortalidade Materna e Infantil da Sesap (Secretaria de Saúde Pública), em reuniões regulares com o objetivo de organizar ações voltadas ao tema. Da mesma forma, o complexo recebe gestantes atendidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) 2 em visitas à Maternidade e Centro Obstétrico, que possui camas especiais chamadas PPPs (que favorecem o parto normal), ocasião em que elas podem esclarecer suas dúvidas e aprender mais sobre o processo natural do parto humanizado e outras questões, com tranquilidade e segurança.

Para o diretor técnico, Airton Gomes, que é ginecologista e obstetra, a notícia de que o município reduziu o índice de mortalidade infantil foi recebida com alegria. “Ficamos satisfeitos em participar dessa conquista. “A UTI Pediátrica e a UTI Neonatal tem apresentado resultados altamente satisfatórios e cumprindo a missão de salvar crianças, principalmente recém-nascidos de baixo peso”, comemora.