Ações sustentáveis beneficiam atendimento na UPA Samambaia

Publicado em: 13/01/2017

Melhorias realizadas ao longo de 2016 na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Charles Antunes Bechara – a UPA Samambaia – proporcionaram amplos benefícios para pacientes, funcionários e para o meio ambiente. Além de reformas internas, troca de mobiliários e melhores instalações para as equipes, água de reuso foi utilizada para limpeza da fachada. O sistema de drenagem de água de ar-condicionado também passou a ser usado para irrigação de jardins no entorno.

Em 2017, segunda etapa de melhorias complementará as já realizadas

Em 2017, segunda etapa de melhorias complementará as já realizadas

Desde o início do ano passado, as obras mudaram a aparência da unidade, com reforma de telhado e reparos em locais com infiltração. A recepção envidraçada e os novos mobiliários facilitaram o atendimento e o trabalho das equipes médicas, de enfermagem e dos setores administrativos. Dentro da política de humanização do Complexo Hospitalar Irmã Dulce de Praia Grande, foi construído um setor de conforto para acomodar funcionários nos intervalos de plantões e de refeição.

Segundo o coordenador da UPA Samambaia, Carlos Eduardo Lobo, o cronograma ainda contou com a construção de centrais de gases e de filtragem de água. “O novo sistema filtra quase 45 mil litros antes de chegar ao reservatório. A central de gases, que antes ficava exposta ao tempo, agora está devidamente coberta e protegida, com backup que assegura o atendimento”, destacou.

A captação de água drenada dos aparelhos de ar-condicionado, que antes era despejada na rede coletora comum, agora ajuda a irrigar os jardins. “São soluções sustentáveis, que produzem bons resultados e muitos benefícios”, comenta o coordenador, que prevê mais ações para 2017. “Teremos uma segunda etapa de melhorias, que complementarão as atuais”, completa.