Aluna do ABC conquista medalha de ouro no Pan-Americano de Ginástica

Publicado em: 16/10/2015

Aluna do 2º ano do curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC, Beatriz Palma Aprobato acaba de retornar de Porto Rico, onde conquistou medalha de ouro na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos de Ginástica Acrobática. Com 135 ginastas inscritos do Brasil, Canadá, Estados Unidos, México e Porto Rico, a competição ocorreu entre 6 e 12 de outubro na cidade de Caguas, no Coliseu Héctor Solá Bezares.

A estudante da FMABC ficou em primeiro lugar na categoria “Júnior”, que envolve atletas entre 13 e 19 anos, na modalidade “Dupla Feminina”, sagrando-se campeã ao lado da ginasta Marcela Chacon Guadagni da Silva, de 16 anos. Ao todo a delegação brasileira participou com 16 atletas e conquistou 13 medalhas.

“Pratico ginástica acrobática desde os 7 anos de idade na escola onde estudei até 2013, o Arbos de Santo André. Essa conquista internacional é muito importante para a modalidade, pois é mais um passo rumo a torná-la um esporte olímpico”, explica a medalhista Beatriz Palma Aprobato, que acrescenta: “Esperamos que o excelente desempenho da delegação brasileira no Pan-Americano fortaleça o esporte no país e traga apoiadores, para que tenhamos melhores condições para poder crescer e evoluir. Hoje a maioria dos atletas que se destacam nas competições internacionais é da Europa”, revela Beatriz, que aos 19 anos também traz no currículo participações nos campeonatos mundiais de Ginástica Acrobática de Orlando (EUA), em 2012, e da França, em 2014.

Hoje a atleta treina na equipe Acrocirco do Colégio Arbos de Santo André, supervisionada pelos técnicos Nelson Alexandre de Araújo, Deise Turbay Garcia e Alexandre Pereira. Dos 13 medalhistas no Pan-Americano, 10 são da Acrocirco.

CONFRATERNIZAÇÃO

Alunas do curso de Farmácia e o professor titular de Química Analítica da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Horacio Dorigan Moya, prepararam confraternização para a mais nova medalhista. Em 14 de outubro, Beatriz Palma Aprobato foi recebida com festa no Laboratório de Química Analítica, com direito a bolo e decoração especial com bexigas coloridas.