Alunos da FMABC criam Liga de Cardiologia

Publicado em: 06/09/2013

Alunos da Faculdade de Medicina do ABC deram início em 19 de agosto à Liga Acadêmica de Prevenção às Doenças Cardiovasculares (LAPDCV) – órgão acadêmico vinculado à disciplina de Cardiologia da FMABC. A data foi marcada por curso introdutório destinado aos estudantes interessados em participar das atividades da entidade e contou com presença de renomados profissionais da cardiologia brasileira, entre os quais o patrono da liga, Dr. João Fernando Ferreira, que respondeu pela apresentação e abertura do curso, assim como pela palestra “O cenário da cardiologia no século XXI”.

Dr. Marcelo Cantarelli, membro da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica, ministrou aula sobre “Hemodinâmica e cardiologia intervencionista”, seguido pelo Dr. Fábio Jatene, professor titular de Cirurgia Cardíaca do InCor, que explanou sobre “Tratamento cirúrgico das cardiopatias”. A última apresentação esteve sob responsabilidade do professor titular de Cardiologia da FMABC, Dr. Antonio Carlos Chagas, que discutiu “A importância da pesquisa em cardiologia”.

A criação da LAPDCV foi fruto da vontade e esforço de acadêmicos do quarto ano da FMABC, com apoio da disciplina de Cardiologia da FMABC. A diretoria é composta pela presidente Alexia Hallack Dreicon e vice-presidente Aline Casteletti, além das secretárias, Renata Fogaça e Bruna Canteras, e dos tesoureiros, Maikow Miranda e Gabriela Aun.

O objetivo da liga é engajar os alunos na área de cardiologia – especialidade de grande importância no cenário da saúde brasileira. Para superar esse desafio são propostas atividades práticas no Centro Hospitalar Municipal de Santo André, além de cursos de eletrocardiograma e de cardiologia clínica. A Liga também participará do projeto social “Coração de Estudante”, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que ocorrerá em escolas do ABC Paulista visando a prevenção de doenças cardiovasculares.