Alunos da MedABC realizam ação contra hipertensão no Morro da Kibon

Publicado em: 04/10/2018

Alunos de Medicina, Fisioterapia e Nutrição percorreram as ruas e, de casa em casa, aferiram a pressão arterial da população

A Comissão de Extensão (COMEX) da Faculdade de Medicina do ABC e o Projeto Rondon organizaram em 22 de setembro ação de promoção à saúde no Morro da Kibon, em Santo André, com foco na prevenção da hipertensão arterial. Sob coordenação da docente Juliana Mora Veridiano, alunos dos cursos de Medicina, Fisioterapia e Nutrição percorreram as ruas e, de casa em casa, aferiram a pressão arterial da população, aplicaram questionário para levantamento dos hipertensos da região e passaram orientações sobre a importância da alimentação saudável, da prática regular de atividades físicas e do acompanhamento médico periódico.

As ações desenvolvidas são continuidade do projeto da COMEX denominado “Gênero, Saúde e Meio Ambiente”, iniciado em 2013 e atuante até 2016 em Paranapiacaba e no Parque Andreense. O objetivo central é apoiar a promoção da saúde e fortalecer a cidadania da população do Morro da Kibon, uma área de manancial e periférica de Santo André, localizada no Parque Guaraciaba, próximo à divisa com Mauá.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a hipertensão ocorre quando a pressão do sangue causada pela força de contração do coração e das paredes das artérias para impulsionar o sangue para todo o corpo ocorre de forma intensa, sendo capaz de provocar danos. Medida através de aparelhos como o tensiômetro ou esfigmomanômetro, a pressão pode ter variação relativamente grande sem sair dos níveis de normalidade. No entanto, valores iguais ou superiores a 14 (máxima) por 9 (mínima) são considerados como hipertensão.

Entre as principais causas para o desenvolvimento da doença estão obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento. De acordo com a SBC, o sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da enfermidade. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados, também colabora para o surgimento da hipertensão.