Ambulatório de Oftalmologia da FMABC ganha brinquedoteca

Publicado em: 15/12/2017

Funcionários custearam entrega do espaço, que recebeu televisão, blu-ray e brinquedos

 

Objetivo é oferecer espaço de distração às crianças que aguardam por atendimento

Os pacientes mirins que frequentam o Ambulatório de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André, ganharam dia 8 de dezembro a primeira brinquedoteca da unidade, que leva o nome de “Dr. José Ricardo Carvalho Lima Rehder” – homenagem ao professor titular da Disciplina de Oftalmologia da FMABC. Próximo ao local também foi entregue uma sala de fraldário e amamentação para as mamães, batizado de Espaço Família.

A mentora da ideia foi a secretária do ambulatório, Ane Silva. Estudante de Psicologia, a funcionária observou que durante a espera para os atendimentos as crianças não tinham local adequado para passar o tempo. Às terças e sextas-feiras, quando o ambulatório atende principalmente crianças, os pacientes geralmente ficam agitados até serem chamados. “Percebi que não tinha lugar para eles. Por isso, sugeri a criação de um espaço humanizado que pudesse entretê-los e de alguma forma melhorar o atendimento prestado”, disse a funcionária, que recebeu apoio da secretária do Centro de Estudos, Aieska Bacheschi. A ideia, então, foi proposta aos chefes do ambulatório, Dr. Gustavo Henrique Salomão, Dr. Wesley de Paula Duque e Dr. Fúlvio Yamashiro, que prontamente se solidarizaram.

A brinquedoteca foi adaptada em uma antiga sala de exames do Prédio Anexo III e recebeu investimento de cerca de R$ 10 mil, com televisão, aparelho de blu-ray, mobília, pintura, adesivos e dezenas de brinquedos. Também prestigiou a entrega dos espaços o chefe da Disciplina de Oftalmologia da FMABC, Dr. Vagner Loduca Lima.

OFTALMOLOGIA FMABC – No ambulatório, entre os principais casos atendidos entre pacientes infantis e adultos estão de estrabismo, catarata, refração, glaucoma e doenças da retina. Além do local, a Disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC também é responsável pelo Instituto de Olhos, que funciona no campus universitário e conta com aproximadamente 100 médicos, entre residentes, preceptores e professores. A equipe se divide em 18 setores que presta assistência à população no Ambulatório de Oftalmologia, no Pronto-Socorro do Centro Hospitalar Municipal de Santo André e nos centros cirúrgicos do Hospital Estadual Mário Covas.

Equipe do Ambulatório de Oftalmologia da FMABC