AME Mauá comemora Dia Mundial do Coração com caminhada para pacientes

Publicado em: 30/09/2013

Unidade teve atividades durante todo o dia, com destaque para exposição interativa sobre perigos de alimentos industrializados

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá comemorou em 30 de setembro o Dia Mundial do Coração. A unidade teve atividades durante todo o dia, com destaque para a “Caminhada do Coração”, que reuniu 150 pacientes e diversos profissionais de saúde para caminhada leve, de 40 minutos, pelos arredores do centro de Mauá. Entre as autoridades que prestigiaram o evento estiveram o prefeito Donisete Braga e a secretária de Saúde, Lumena Furtado.

Durante o expediente também ocorreram duas apresentações teatrais – uma pela manhã e outra à tarde – sobre os cuidados com a saúde do coração, encenadas pelos agentes comunitários das UBSs (unidades básicas de saúde) do município, com participação de alunos de Nutrição da Faculdade de Mauá (FAMA). Também houve oficina de dança do ventre com pacientes, cujo objetivo foi incentivar a prática regular de atividades físicas. Todos os participantes receberam CD com músicas para praticar em casa.

Aos 64 anos, a paciente Rosália Maria de Araújo França apoiou a iniciativa e participou da caminhada. “Tinha pressão alta e as vezes meu coração parecia que ficava acelerado. Há quase um ano tenho passado no AME Mauá, onde trocaram minhas medicações e nunca mais tive problemas. O atendimento é muito bom e fiquei surpresa com toda a atenção e o acompanhamento que tenho recebido”, elogia Rosália, que recentemente deu início à consultas com a equipe de Nutrição em busca de redução de peso.

Quem também esteve na Caminhada do Coração foi Iraci Cecília Oliveira Bezerra, de 66 anos, que é paciente do AME Mauá praticamente desde a inauguração da unidade, em 2011. “Resolvi apoiar a iniciativa pois vejo as pessoas que vão ao AME e os problemas de saúde que enfrentam. Eu passo em consultas e faço exames todos os anos, mas somente como rotina, para prevenção. Por isso acho importante participar desse tipo de caminhada e incentivar as pessoas a prevenir as doenças”.

Exposição sobre cuidados alimentares
Entre os destaques do Dia Mundial do Coração no AME Mauá esteve exposição interativa com alimentos industrializados. Nas salas de espera e em locais de grande circulação de usuários foram colocados displays com produtos como refrigerantes, macarrão instantâneo, sorvete, cachorro-quente e embutidos como salsicha, linguiça e mortadela. Ao lado de cada produto, recipientes de vidro representavam as quantidades exatas de açúcar, gorduras e sódio (sal). “Os pacientes e acompanhantes puderam ver com clareza e proporcionalmente quanto açúcar tem em uma lata de refrigerante, por exemplo, ou quanto sódio é utilizado em uma única embalagem de macarrão instantâneo”, ilustra a nutricionista do AME Mauá, Andréia Ferreira de Moura, que justifica: “Nossa intenção com a exposição foi mostrar os malefícios do consumo em excesso de determinados produtos industrializados, ressaltando a importância da alimentação saudável na prevenção de doenças, promoção da saúde do coração e do organismo em geral”.

A exposição sobre alimentos no AME esteve aberta à visitação durante todo o expediente com entrada gratuita. Além disso, em três horários distintos a equipe da unidade exibiu capítulos do documentário “Muito além do peso”, que aborda as consequências da obesidade infantil.