AME Praia Grande amplia oferta para cirurgia de catarata

Publicado em: 06/09/2017

Secretaria de Estado da Saúde proporciona mais 40 vagas mensais do procedimento até dezembro

 

Se toda a demanda ofertada for preenchida até dezembro, mais de 700 pacientes de várias cidades serão operados e tratados

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Praia Grande aumentou a oferta para procedimentos de cirurgia de catarata, enfermidade que causa visão nublada e opacidade na lente natural do olho. Por mês, a unidade realiza 70 procedimentos. Desde junho, no entanto, recebe custeio para fazer 40 cirurgias a mais. Entre junho e julho, cerca de 220 pacientes já foram beneficiados. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde, que promove o mutirão da catarata em várias unidades estaduais até dezembro.

O objetivo da Pasta é ampliar nos AMEs a oferta de procedimentos que têm maior demanda e espera. Na Praia Grande, entre 1.000 e 1.500 pacientes aguardam pela cirurgia. “Nossa demanda na Baixada Santista é grande e permanente. Ainda não será possível zerar a fila, mas certamente vamos minimizar. Em paralelo, pensaremos projetos para manter ou ampliar ainda mais a oferta do procedimento”, explica o superintendente da unidade, Dr. Cássio Lopes.

Se toda a demanda ofertada for preenchida até dezembro, mais de 700 pacientes de várias cidades serão operados e tratados. O AME Praia Grande é referência para atendimento de baixa e média complexidade à população de Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe, São Vicente, Itanhaém, Santos, Pedro de Toledo e Itariri.

A catarata pode ser congênita, causada por tratamento longo com corticoide ou pelo envelhecimento. A cirurgia, considerada de média complexidade, dura pouco menos de uma hora. É feita no centro cirúrgico da unidade por um cirurgião oftalmologista após consultas de triagem e exames pré-operatórios. O paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia com curativo, receituário e retorno agendado para acompanhamento.

Usuários que precisam do procedimento devem obter encaminhamento médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde residem e aguardar a convocação. No total, o mutirão de cirurgias de catarata programado pela Secretaria de Estado da Saúde tem investimento inicial de R$ 415 mil.