AME Santo André promove palestra sobre Setembro Amarelo

Publicado em: 20/09/2019

Funcionários enfeitaram unidade com tema da campanha

A diretoria e funcionários do AME Santo André promoveram palestra dia 10 de setembro sobre a campanha Setembro Amarelo. A atividade foi conduzida pela psicóloga Eliane Aparecida Bacilieri, que trouxe o tema “Fatores de risco e prevenção ao suicídio”. Também foi realizada dinâmica ao final para integrar as equipes.

No mesmo dia, foram distribuídos laços amarelos aos funcionários, bem como frases de incentivo. A unidade também foi decorada com o símbolo da campanha. A ação teve como objetivo sensibilizar os funcionários e pacientes sobre a importância das ações de prevenção ao suicídio.

SETEMBRO AMARELO

O suicídio é um importante problema de saúde pública em todo o mundo. Afeta famílias, comunidades e países inteiros. Por isso, desde 2003, a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) promovem a cada 10 de setembro o Dia Mundial para a Prevenção ao Suicídio – por essa razão, setembro passou a ser conhecido como mês de combate ao suicídio.

Palestra foi conduzida pela psicóloga Eliane Aparecida Bacilieri

A cada ano, aproximadamente 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta o suicídio. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás. O suicídio pode ocorrer durante todo o curso de vida. Contudo, é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo.