Ampliação da UTI pediátrica contribuirá para reverter mortalidade infantil em São Caetano

Publicado em: 30/10/2017

Secretária Regina Maura, prefeito Auricchio e a arquiteta Vanessa Fernandes (Foto: Divulgação/PMSCS)

A Prefeitura de São Caetano realizou em 19 de outubro visita técnica às obras de revitalização e ampliação da UTI pediátrica do Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido. A inauguração está agendada para 27 de outubro. Esta é uma das ações para reverter o aumento da mortalidade infantil verificado nos últimos anos na cidade.

Durante a vistoria, o prefeito José Auricchio Júnior lembrou que aquela UTI pediátrica era a primeira do município, inaugurada em outubro de 2005. A desativação no final de 2015 é um dos motivos que contribuiu para a mortalidade infantil – que em quatros anos subiu de 5,8 mortes por mil nascimentos para 11,9.

“Essa UTI é fundamental para a atenção pediátrica da cidade. Não estamos medindo esforços para dar maior segurança à população e restabelecer os números que tínhamos”, afirmou o prefeito Auricchio. A reforma, orçada em R$ 150 mil, prevê aumento de seis para 10 leitos.

CENTRO CIRÚRGICO

A visita técnica também percorreu as obras no centro cirúrgico do Hospital Márcia Braido. “Aqui, vamos utilizar o que há de mais moderno no conceito de cirurgias, desde a iluminação até o sistema de ar condicionado”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

O centro cirúrgico foi interditado em 4 de janeiro deste ano por falta de condições de uso. A revitalização está orçada em cerca de R$ 800 mil. Serão seis salas cirúrgicas, ambientes com fluxo correto de materiais e total segurança ao paciente.