Após resistir à grave AVC, garoto retorna ao Irmã Dulce para presentear crianças

Publicado em: 27/04/2017

Renato, 13 anos, recebeu alta médica após 10 dias e hoje se recupera em casa

Há um ano, estudante ficou 30 dias na UTI do Hospital Irmã Dulce da Praia Grande

Após ficar 30 dias entre a vida e a morte na UTI, o estudante Renato Afonso Davis, 13 anos, retornou ao Hospital Municipal Irmã Dulce, da Praia Grande, para entregar brinquedos a crianças internadas. O jovem sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) gravíssimo, considerado incomum para a idade. O gesto foi uma promessa pela cura quase impossível, cumprida pelo padrinho do garoto. A entrega foi feita na Pediatria do Pronto-Socorro Central, na Ala Pediátrica e na UTI Pediátrica do Hospital Municipal.

Em 31 de março de 2016, Renato acordou aos gritos, com fortes dores na cabeça e logo desfaleceu. Sua mãe, a dona de casa Ariane Nascimento Afonso, entrou em pânico e acionou o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), que chegou rapidamente. “No trajeto para o hospital foi preciso parar a ambulância para realização de alguns procedimentos para que ele pudesse chegar com chance de sobreviver. Todos foram muito atenciosos conosco”, disse.

Ao tomar conhecimento do caso, a supervisora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Complexo Hospitalar, Simone Dantas de Menezes Gomes, se empenhou para viabilizar uma vaga de UTI, mesmo com os leitos todos ocupados. “A equipe médica foi muito eficiente e sensível. Logo que fizeram a tomografia, mandaram entubar o Renato imediatamente. Conseguimos a vaga e, com a mesma agilidade, foi realizada a angiografia cerebral que acusou o gravíssimo AVCH”, revelou.

“Quando vi a situação e pelo que os médicos diziam, pensávamos que ele não resistiria. Como temos muita fé, ficamos firmes e dia após dia ele começou a apresentar melhora”, contou o padrinho, Paulo Rocha. Inicialmente, Rocha disse ter pensado em retribuir o “milagre” distribuindo chocolates para as crianças internadas, devido ao período ter coincidido com a Páscoa. “Mas, devido às restrições para consumo do chocolate, decidi pensar na entrega de brinquedos, que hoje estamos fazendo junto com o Renato, que está se recuperando muito bem.”

Na Pediatria do PS Central, a família encontrou a auxiliar de Enfermagem Tais Gueiros da Silva, que participou do atendimento ao garoto. Foi ela quem disse palavras de conforto para o estudante chegou ele deu entrada na Emergência do PS. “Ele não tinha visto meu rosto porque estava em coma. Eu disse para ele pensar em Deus, que Papai do Céu iria tirá-lo daquela situação. Quando teve alta da UTI, logo que eu entrei no quarto, ele disse que reconheceu minha voz”, relatou, emocionada.

Renato recebeu alta médica após 10 dias e hoje se recupera em casa, onde ainda passa por sessões de fisioterapia para reabilitação total dos movimentos de braços e pernas.