Banco de Leite de SBC tem estoque baixo e precisa de doações

Publicado em: 21/06/2013

O Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo do Campo está funcionando com estoque 40% abaixo da capacidade mensal, de 300 litros, volume insuficiente para atender com margem de segurança até o final do mês. Em maio, apenas 107 mães doaram o alimento, totalizando cerca de 70 litros, quantidade suficiente para apenas uma semana. Atualmente, o cadastro conta com 81 recém-nascidos. As crianças são prematuras de alto risco, que necessitam permanecer internadas por meses, e cujas mães produzem pouco leite.

De acordo com a responsável pelo banco, Nerli Andreassa, no inverno e no período de férias o número de doações costuma diminuir. “As mães que produzem leite excedente geralmente participam do programa por no máximo dois meses, já que depois desse período a produção cai e a prioridade é a amamentação do filho. Por isso, precisamos estar sempre cadastrando novas doadoras”, alerta.

Para reforçar a importância do ato e estimular a doação de leite materno, a Prefeitura faz campanhas nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede e na rede de hospitais municipais: HMU, Anchieta e Hospital e Pronto-Socorro Central. Além disso, a equipe do HMU promove ações de sensibilização junto às gestantes e mães que acabaram de dar à luz no local.

O Banco de Leite Humano do HMU fica na Avenida Bispo César D Acorso Filho, 161, Bairro Rudge Ramos. O cadastro pode ser feito por telefone ou pessoalmente. Mais informações pelo telefone 4365-1480 (ramal 1203).