Banco de Leite do HMU recebe prêmio do Ministério da Saúde e Fiocruz

Publicado em: 26/04/2017

Coloração, cheiro e grau de acidez estão entre processos analisados antes de o leite ser ofertado aos bebês

Certificação fornecida a equipamento de São Bernardo atesta qualidade no leite fornecido aos bebês

O Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Universitário (HMU), de São Bernardo, conquistou o selo de qualidade na categoria ouro, em prêmio idealizado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Essa certificação atesta que todos os processos de padronização e manuseio do leite são respeitados e que a unidade fornece aos bebês alimento com qualidade e segurança.

Para conquistar o prêmio, os enfermeiros e a coordenadora do Banco de Leite do hospital passaram por longa vistoria, realizada por equipes do Ministério e pela Fiocruz, e preencheram questionário exemplificando todos os procedimentos que são realizados durante a preparação e pasteurização do leite.

A responsável técnica do Banco de Leite do HMU, Nerli Pascoal Andreassa, ressaltou que a conquista do prêmio traz a certeza de que a unidade realiza bom trabalho e oferece aos recém-nascidos leite 100% saudável. “Antes de ser ofertado aos bebês, o leite é analisado em uma cadeia de processos em que se classifica a coloração, o cheiro e o grau de acidez e cultura. Além disso, o leite é pasteurizado e refrigerado em ambientes apropriados, livres de qualquer tipo de bactéria”, apontou Nerli.

O Banco de leite do HMU atende em média 80 bebês prematuros por mês e desenvolve ações de incentivo ao aleitamento materno. O secretário da Saúde, Dr. Geraldo Reple, ressaltou que o hospital tem como meta fazer com que todos os bebês deixem o hospital mamando no peito. “Nós incentivamos o aleitamento materno para todas as mães. Porém, os bebês que utilizam o Banco de Leite são os prematuros, que estão internados no hospital, ou que apresentam algum tipo de risco. Por isso, o leite da mãe é essencial durante o processo de recuperação, ganho de peso e desenvolvimento dos bebês” explicou o secretário.

A estrutura do banco conta com bombinhas especializadas para a ordenha e incentivo à produção. O local possui cerca de 15 funcionários para atender toda a demanda e dar atenção exclusiva às mães e funciona todos os dias, por 24 horas.