Banco de Leite do Hospital da Mulher recebe certificação do Programa Ibero-Americano

Publicado em: 29/03/2018

Unidade recebeu certificado “A”, nível mais alto de classificação dentro do programa

 

Certificação atesta todos os padrões de qualidade de coleta, processamento e armazenamento do leite

O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein de Santo André, por meio do Banco de Leite Humano (BLH), recebeu o certificado “A” do Programa Ibero-Americano de Banco de Leite Humano (IBERBLH), referente ao ano de 2017. Este é o nível mais alto de classificação dentro do projeto e atesta que o equipamento atende aos padrões de qualidade e cumpre as normas de funcionamento.

“A certificação ibero-americana reconhece a seriedade do trabalho, o empenho dos profissionais que atuam no local e, principalmente, a importância do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher para os recém-nascidos prematuros de Santo André, que dependem do leite materno para ganhar peso e aumentar as chances de recuperação”, disse o médico e diretor-geral do hospital, Onésimo Duarte Ribeiro Junior. Em 2014 e 2016, o BLH também conquistou a classificação mais alta dentro do programa. Porém, a certificação era conferida com outro termo, no caso, “Ouro”.

O BLH do Hospital da Mulher foi criado há nove anos. Além da coleta, o local realiza o processamento e armazenamento do leite, assim como apoio, promoção e incentivo ao aleitamento materno e ações de conscientização junto à comunidade sobre a importância da doação. “Esse leite é consumido principalmente pelos bebês prematuros que estão na UTI Neonatal. Pelo estresse e preocupação com o filho, as mães desses bebês em muitos casos enfrentam problemas com a produção de leite”, explica a nutricionista do Banco de Leite do Hospital, Aline Fatobene.

Mulheres interessadas em contribuir com o Banco de Leite Humano podem obter mais informações pelos telefones (11) 4478-5048 ou (11) 4478-5027. O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein fica na rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório, Santo André.