Centro de Endoscopia de São Caetano integra estudo internacional sobre diabetes

Publicado em: 13/06/2018

Paulo Sartori, diretor do complexo hospitalar de São Caetano; Regina Maura Zetone, secretária de Saúde, e os pesquisadores Manoel Galvão Neto e Eduardo Grecco

São Caetano do Sul novamente é destaque em virtude dos investimentos e inovações realizados na área da Saúde. Desta vez, o Centro de Endoscopia Dr. Odair Manzini, inaugurado pela Prefeitura em maio de 2017, foi selecionado para sediar uma série de estudos sobre o tratamento do diabetes por meio de endoscopia. As primeiras intervenções foram realizadas em 12 de junho.

A novidade foi recebida com orgulho, uma vez que a escolha foi motivada pelo reconhecimento da excelência dos serviços prestados pelo município à população. “Em nossa cidade, saúde é prioridade”, destaca a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

“São Caetano se tornou elegível para participar desta pesquisa internacional de alto nível por somar diferenciais e ter a estrutura técnica de qualidade necessária para o desenvolvimento das análises”, explica o gastrocirurgião, endoscopista e professor da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Dr. Eduardo Grecco, que coordena os exames na cidade e é o investigador principal do estudo, ao lado do Dr. Manoel Galvão Neto, preceptor internacional dos procedimentos.

Além de São Caetano, somente o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e centros médicos na Inglaterra, Bélgica, Holanda e Itália foram incluídos neste protocolo clínico mundial.

O estudo multicêntrico foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FMABC e tem como objetivo tratar diabéticos por endoscopia, reduzindo o uso de medicamentos e cirurgias. Com suporte e acompanhamento da faculdade, os pacientes serão selecionados com base nos parâmetros laboratoriais. Aqueles que atenderem aos critérios serão submetidos aos procedimentos do projeto prospectivo – do total de 40 pessoas que passarão pelas intervenções, cinco já foram escolhidas por cumprirem os requisitos e aceitarem participar do programa. O tempo estimado para a realização da pesquisa é de um ano.