Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário faz campanha contra o tabagismo

Publicado em: 02/10/2015

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário organizou dias 31 de agosto e 1º de setembro campanha alusiva ao Dia Nacional do Combate ao Fumo. Tanto durante o dia – das 11h30 às 15h – quando no turno da noite – das 20h às 21h30 –, integrantes da CIPA estiveram à disposição dos funcionários da unidade para passar orientações e incentivar os colaboradores a aderirem a programa de combate ao tabagismo.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, conforme classificação da Organização Mundial de Saúde, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).

Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também é um fator de risco importante para o desenvolvimento de outras doenças, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras doenças.

PSICÓLOGOS E NUTRICIONISTAS

O CHSP homenageou em 17 de agosto seus profissionais pelo Dia do Psicólogo. Banner em homenagem aos colaboradores foi preparado especialmente para a data, assim como brunch e mensagem institucional encaminhada via e-mail. No mesmo mês, dia 31, foi a vez da unidade celebrar o Dia do Nutricionista, quando a equipe foi reunida em coffee break de confraternização.

CONTRA O COLESTEROL ALTO

Outra data que não passou em branco no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário foi o Dia Nacional do Combate ao Colesterol – celebrado anualmente em 8 de agosto. Como neste 2015 o dia oficial foi num sábado, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes programou atividades para os dias 11 e 12 de agosto, quando foram realizadas orientações e distribuídos panfletos explicativos sobre o tema.