COMEX planeja ações comunitárias no Morro da Kibon

Publicado em: 02/03/2018

A Comissão de Extensão (COMEX) da Faculdade de Medicina do ABC promoveu em 17 de fevereiro reunião para planejamento de ações integradas, que deverão ocorrer em 2018 no Morro da Kibon, em Santo André. O encontro, no próprio campus universitário, reuniu alunos e docentes de diversas graduações da FMABC, médicos residentes de Medicina de Família e Comunidade, ligas acadêmicas, além de lideranças comunitárias da região e jovens do movimento hip hop da cidade.

O objetivo é apoiar a promoção da saúde e fortalecer a cidadania da população nesta área de manancial e periférica de Santo André, localizada no Parque Guaraciaba, próximo à divisa com Mauá. Em 2017, alunos e professores da FMABC visitaram a comunidade para realizar diagnóstico das principais demandas e carências da região e seus moradores, sob aspectos educativos, culturais e sociais. Os projetos apresentados no encontro terão seus resultados avaliados no final do ano.

“Neste dia, planejamos junto à comunidade a inauguração do ‘Centro Cultural de Resistência Andreense’, que será a biblioteca comunitária do local. Apoiamos a ideia desde o ano passado com a coleta de livros e doações de móveis para desenvolvermos atividades como incentivo à leitura, oficinas e rodas de conversas sobre promoção à saúde”, explica a vice-coordenadora da COMEX e professora do departamento de Saúde da Coletividade da FMABC, Silmara Conchão.

As ações desenvolvidas no Morro da Kibon são continuidade do projeto da comissão denominado “Gênero, Saúde e Meio Ambiente”, iniciado em 2013 e atuante até 2016 em Paranapiacaba e no Parque Andreense. Os projetos sociais atingiram 3.900 moradores e envolveram 112 alunos da FMABC.

Objetivo é apoiar a promoção da saúde e fortalecer a cidadania da população nesta área de manancial e periférica de Santo André