Complexo Hospitalar de SBC inova com Grupo de Avaliação de Tecnologias em Saúde

Publicado em: 27/09/2013

Em busca de atualização constante na terapêutica dos pacientes e renovação tecnológica permanente, o Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo mantém o Gratec – Grupo de Avaliação de Tecnologias em Saúde. Composta por profissionais de diversas áreas, a comissão se reúne periodicamente para discussões abrangentes que vão desde a incorporação de novos medicamentos até a troca de equipamentos e soluções em tecnologia da informação.

A logística de trabalho começa com o secretariado administrativo do CHMSBC, que recebe as demandas, filtra e encaminha possibilidades para a análise aprofundada do Gratec. “Nosso objetivo é discutir a viabilidade de ações que, de maneira geral, podem melhorar o atendimento e a saúde dos pacientes do Complexo Hospitalar de São Bernardo. Avaliamos novos fármacos e possíveis aplicações, melhorias e implantação de novos procedimentos terapêuticos, assim como aquisição de equipamentos e novas tecnologias”, explica o engenheiro clínico e membro do Gratec, Fabio Augusto Harada.

Além do engenheiro clínico, o Gratec é coordenado pelo médico auditor, Dr. Miron Gomes, e mantém entre os membros gerente de finanças, enfermeiro auditor, gerente de logística e suprimentos e coordenador farmacêutico. “Todas as áreas do grupo têm acesso à análise de maneira geral, sendo que o profissional mais familiarizado com a área toma a frente do processo”, detalha Fabio Harada, que completa: “Quando solicitam estudo sobre novo equipamento, por exemplo, levantamos todas as informações relacionadas à implantação, insumos necessários, referências de mercado e pesquisa com outros hospitais, além do impacto financeiro frente aos benefícios à população”.

Quando o estudo diz respeito a novos fármacos ou procedimentos terapêuticos, além da análise de trabalhos científicos e resultados, também são pesquisadas especificidades como acondicionamento, formas de aplicação e rendimento.