Complexo Hospitalar Irmã Dulce já conta com laboratório próprio

Publicado em: 07/04/2017

O Complexo Hospitalar Irmã Dulce passou a contar com um laboratório de análises clínicas próprio, o que vai possibilitar maior agilidade no atendimento às quatro unidades mantidas pela Fundação do ABC em Praia Grande. Juntos, o Hospital Municipal, o Pronto-Socorro Central, a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Charles Antunes Bechara (UPA Samambaia) e a Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva (Nefro-PG) produzem demanda de 45 mil exames por mês.

Implantação do serviço proporciona economia de 30% com custo de exames realizados nas unidades

De acordo com a Diretoria Técnica do “Irmã Dulce”, a mudança também vai proporcionar economia de aproximadamente 30% com o custeio dos serviços laboratoriais, que antes eram realizados por empresa terceirizada. A agilidade na entrega de resultados será outra vantagem, segundo o diretor técnico do Complexo Hospitalar, Dr. Airton Gomes. “Ao assumirmos totalmente os serviços laboratoriais, temos uma melhor gestão do controle de qualidade e também da parte operacional, visando aprimorar o atendimento à população”, destacou.

A expansão do número de exames atendidos em áreas como de hematologia, bioquímica, parasitologia, uroanálise e imunologia é outro benefício, apontado pelo responsável pelo serviço de Análises Clínicas do Irmã Dulce, o biomédico Roberto Morini. “Também estamos revendo alguns processos, entre eles a implantação da análise de gases sanguíneos (gasometria) na própria UTI, que visa atender pessoas com problemas respiratórios e, assim, assegurar a qualidade do material, a fim de não comprometer o resultado”, disse.