Cresce oferta de exames de endoscopia em São Bernardo do Campo

Publicado em: 05/09/2014

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Bernardo normalizou a fila de espera de exames de endoscopia. Pacientes classificados como prioritários são atendidos em até 15 dias. Os demais exames e aqueles feitos regularmente para monitoramento são realizados entre 30 e 60 dias após a solicitação.

Desde janeiro, o serviço que antes era realizado somente nas unidades de saúde de referência regional, mantidas pelo governo estadual, passou a ser feito no Hospital Anchieta, com a locação de equipamentos, aquisição de insumos e contratação de profissionais médicos e de enfermagem. Além disso, a Prefeitura solicitou à Faculdade de Medicina do ABC adequação do ambulatório para ampliação da oferta de exames. Nos dois locais, o serviço é mantido exclusivamente com recursos do município.

O Anchieta tem capacidade para realizar diariamente – e com hora marcada – 10 endoscopias e cinco colonoscopias – exame que a unidade hospitalar também passou a oferecer.  Os pacientes são encaminhados ao serviço depois de passar em consulta nas Unidades Básicas de Saúde ou nos ambulatórios. Médicos foram capacitados para aplicar novo protocolo de solicitações, o que qualifica os pedidos e garante breve assistência a quem mais necessita.