Curso de Enfermagem da FMABC completa 20 anos

Publicado em: 17/10/2019

Graduação acumula altos conceitos de avaliação no Enade; curso já formou 465 enfermeiros desde 1999

 

Festividade do curso reuniu professores no campus universitário

O curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André, criado em 1999, completa 20 anos em 2019. Desde então, 465 enfermeiros já foram formados em 17 turmas. A graduação na área tem visão aberta à inovação pedagógico-assistencial e está em estreita sintonia com o mercado de trabalho do enfermeiro, buscando capacitá-lo para atuar em todas as dimensões do cuidar – com excelência e autonomia – em áreas assistenciais, gerenciais, educacionais, de pesquisa e tecnologia.

Atualmente é um dos cursos de Enfermagem mais conceituados do Brasil. Ao longo dos anos, vários indicadores positivos foram conquistados, entre os quais os conceitos 4 e 5 nas avaliações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) nos anos de 2004, 2007, 2010, 2013 e 2016. O exame, realizado trienalmente por área de conhecimento, avalia o rendimento dos alunos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

“O projeto pedagógico do curso de Enfermagem da FMABC busca capacitar o aluno para atuar em todas as dimensões do cuidar, inclusive nas áreas de gestão, educação, pesquisa e tecnologia. Os alunos realizam estágios curriculares e participam de vários programas de extensão que os colocam em contato com a prática desde o primeiro ano, o que confere um dos maiores destaques do curso. O ambiente acadêmico também é fortalecido a partir da relação professor/aluno, mediada por coordenadores de série que acompanham as necessidades das turmas. Procuramos estimular a criatividade e a autonomia dos estudantes, incentivar a pesquisa, a promoção à saúde e o desenvolvimento de projetos de iniciação científica. Todas essas experiências dos acadêmicos têm resultado em excelentes colocações dos egressos em programas de residência e processos seletivos de instituições de saúde referências em todo o Brasil”, disse a vice-coordenadora do curso, Ana Maria Marcondes Fiorano.

Entre as principais instituições estão o Instituto do Coração (InCor), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Hospital Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Estadual Mário Covas, Rede D’or São Luiz e, no exterior, em países como Portugal, Reino Unido e Alemanha.

O curso de Enfermagem da FMABC considera as diretrizes curriculares nacionais e o Sistema Único de Saúde (SUS) como norteadores de sua política de ensino. São abertas anualmente 150 vagas e a carga total é de 4.800 horas, no período matutino (7h30 às 12h50). As atividades são presenciais e acontecem de segunda à sexta-feira, e eventualmente aos sábados.

COMEMORAÇÃO

Uma das comemorações pelos 20 anos do curso foi realizada dia 5 de outubro, no próprio campus universitário. Compareceram centenas de alunos, ex-alunos e professores de todas as turmas da graduação. O evento contou com food trucks, DJ e sorteio de prêmios entre inscritos.