Alunos do curso de Enfermagem participam de mostra de documentários

Publicado em: 17/11/2017

A coordenação do curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC e o Centro Acadêmico Maria Belém Salazar Posso (CAMBSP) organizaram em 6 de novembro a primeira edição da “Mostra de Documentários do Curso de Enfermagem da FMABC”. A atividade no Anfiteatro David Uip foi aberta a alunos e docentes de todos os cursos da FMABC e exibiu quatro documentários produzidos por estudantes do quarto ano da graduação.

Os vídeos foram editados com duração média de 30 minutos. Cada grupo também realizou apresentação oral sobre o trabalho desenvolvido. Os temas foram “Atendimento Pré-Hospitalar”, “Administração e Organização de Unidades de Pronto Atendimento e Pronto-Socorro”, “Intoxicações Exógenas e Acidentes com Animais Peçonhentos”, e “Situações de Violência e Vulnerabilidade”.

Segundo a professora da disciplina de Enfermagem em Emergências e vice-coordenadora do curso de Enfermagem da FMABC, Ana Maria Fiorano, a primeira edição da mostra foi extremamente positiva e, por isso, pretende-se que o evento seja anual, integrando o calendário oficial da Enfermagem. “Os alunos analisaram a literatura e realizaram pesquisa prévia às atividades de campo. A partir dos dados coletados, iniciaram as entrevistas e gravações externas, posteriormente editadas em forma de documentário de 30 minutos”, detalha Fiorano, que completa: “É um trabalho de vanguarda dentro da formação em Enfermagem. Nossa proposta foi dar autonomia, liberdade de criação aos alunos, que puderam inovar na entrega do produto final. Os resultados foram tão bons, que o CAMBSP teve a iniciativa de organizar a mostra, a fim de democratizar o conhecimento produzido pelos nossos estudantes”.

Alunas e professoras durante atividade da Enfermagem na FMABC