Curso de Farmácia da FMABC participa da ‘Campanha Nacional de Fotoeducação’

Publicado em: 14/11/2019

Estudantes e professoras integraram atividade de orientação ao público

Pelo quinto ano consecutivo, o curso de Farmácia do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) participou da “Campanha Nacional de Fotoeducação”. Trata-se de evento organizado pelo Fórum Nacional de Farmácias Universitárias, com o objetivo de promover a fotoeducação, reforçar o uso correto de protetores solares e prevenir o aumento da incidência do câncer de pele a partir da conscientização de pacientes e público em geral. A ação na FMABC teve apoio de alunos do 6º semestre e ocorreu dia 7 de novembro, das 9h30 às 13h, no campus universitário, em Santo André.

Sob orientação das docentes Sonia Hix, Carla Pombal Bianchini, Ana Beatriz Ramos de Oliveira Pinn e Ana Elisa Prado Coradi, a atividade ocorreu na área de espera de pacientes e acompanhantes, no Anexo III.

Além das quatro docentes, 12 estudantes deram orientações gratuitas sobre o uso correto de protetores solares, cuidados com a pele e perigo da exposição à radiação solar. Também foram entregues 200 panfletos explicativos, aplicados 200 questionários de conhecimento do assunto (sendo 161 para mulheres e 39 para homens) e distribuídos 720 amostras grátis de protetor solar.

DEZEMBRO LARANJA

A Prefeitura de Santo André e a Faculdade de Medicina do ABC realizam em 7 de dezembro atendimentos gratuitos contra o câncer de pele. Trata-se da campanha “Dezembro Laranja”, organizada nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O mutirão ocorrerá no Centro Médico de Especialidades II, na Rua Xavier de Toledo, 517, no Centro de Santo André.

Das 9h às 15h, a população terá à disposição consultas gratuitas com especialistas e poderá realizar o exame preventivo. Casos suspeitos serão encaminhados para tratamento. Cerca de 30 profissionais da instituição estarão envolvidos nos atendimentos, entre dermatologistas, médicos residentes e alunos de Medicina membros da Lapac – Liga de Atendimento e Prevenção às Afecções Cutâneas.