Curso de Farmácia da FMABC participa de ação contra o Aedes aegypti

Publicado em: 31/03/2017

O curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC participou em 28 de março, pelo segundo ano consecutivo, de ação para orientação da população contra o mosquito Aedes aegypti. A iniciativa integrou a campanha “Farmacêuticos contra a Dengue, Zika e Chikungunya”, do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), e buscou chamar a atenção de pacientes, acompanhantes, funcionários e demais usuários do campus universitário da FMABC para a eliminação dos focos de transmissão e prevenção das doenças.

Objetivo principal da campanha foi alertar para os principais sintomas e as diferenças entre a dengue, zika e chikungunya, bem como a febre amarela

“O objetivo principal da campanha foi justamente alertar para os principais sintomas e as diferenças entre a dengue, zika e chikungunya, bem como a febre amarela, que também pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Também buscamos orientar a população sobre as caraterísticas do mosquito Aedes aegypti para a correta identificação, além de apresentarmos medidas eficientes de eliminação dos criadouros, a respeito do uso adequado de repelentes e sobre os medicamentos que devem ser evitados por conter ácido acetilsalicílico, que pode agravar o estado clínico de pessoas infectadas”, detalha a coordenadora do curso de Farmácia da FMABC, Dra. Sonia Hix.

PALESTRAS E ORIENTAÇÃO

A campanha na Faculdade de Medicina do ABC contou com cerca de 50 alunos de Farmácia, do 1º ao 5º ano de graduação, e organização da Liga de Assistência Farmacêutica. Coordenados pelas docentes Ana Beatriz Ramos de Oliveira Pinn, Ana Elisa Prado Coradi e Sonia Hix, os trabalhos ocorreram na recepção do ambulatório do prédio Anexo III, das 9h30 às 13h30, e contaram com palestras de orientação e estande com exemplares de larvas e pupas do Aedes aegypti, gráficos detalhando o desenvolvimento do mosquito – desde o ovo até o mosquito adulto –, assim como os diferentes tipos de repelentes e as respectivas indicações. Amostras de medicamentos contendo ácido acetilsalicílico também foram exibidas, a fim de reforçar junto à população que esse tipo de fármaco deve ser evitado em casos de suspeita de dengue. Também foram entregues folhetos explicativos disponibilizados pelo CRF-SP e Governo Federal.

FMABC e CRF Santo André organizam capacitação gratuita

 

Em parceria com o curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC, a Seccional Santo André do Conselho Regional de Farmácia realizou em 4 de março o curso “Gestão de Pessoas e Liderança Farmacêutica”. Das 8h às 18h30, a capacitação gratuita no Anfiteatro Dr. David Uip teve por objetivo orientar acadêmicos e farmacêuticos das mais diversas áreas sobre a temática, em palestra comandada pelo Dr. Cassio Furst.

Entre os principais temas apresentados no encontro esteve o papel de liderança que o profissional farmacêutico exerce em todos os âmbitos em que atua, com destaque para a gestão de pessoas e a importância de saber identificar o potencial de cada membro da equipe.

Dr. Cassio Furst possui graduação em Farmácia pela Universidade do Oeste Paulista (2003). Atualmente é professor de graduação da União das Faculdades dos Grandes Lagos, professor do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo e professor dos cursos essenciais do CRF-SP. Tem experiência nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de produtos, de gestão e marketing farmacêutico.