Curso de Farmácia orienta sobre “Uso Racional de Medicamentos”

Publicado em: 22/05/2015

O curso de Farmácia organizou entre os dias 5 e 7 de maio a “I Semana do Uso Racional de Medicamentos da FMABC”, com intuito de celebrar o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos – comemorado oficialmente em 5 de maio.

No período da manhã dos três dias de evento, os acadêmicos Danilo Miranda Tognetti, Filipe Luchon da Silva, Janayna de Paula Lopes, Katia Crizol Mareco de Souza, Larissa de Cássia Gomes, Larissa Nogueira Coelho, Marcella Eiras da Rossi, Tamires de Godoi Mendes e Thalisa Paixão dos Santos, sob orientação da professora Ana Elisa Prado Coradi, realizaram palestras para pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento nos ambulatórios de especialidades da faculdade. As atividades eram reeditadas à tarde, destinadas à comunidade acadêmica.

Entre os temas das palestras realizadas estiveram “Como utilizar corretamente seus medicamentos”, “Combate à dengue” e “Como armazenar e descartar medicamentos”. Além das explanações, os alunos entrevistaram cerca de 250 pessoas entre pacientes, acompanhantes, estudantes, professores e funcionários sobre o uso, armazenamento e descarte de medicamentos. Também foram entregues informativos disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia com orientações a respeito do uso racional de medicamentos, dengue e descarte apropriado de medicamentos.

Durante a “I Semana do Uso Racional de Medicamentos da FMABC, os alunos também ficaram à disposição para responder às dúvidas da população.

RISCOS À SAÚDE

Segundo informações do Ministério da Saúde, a automedicação traz grandes riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até mesmo a morte. A receita médica é a garantia de que houve uma avaliação profissional para que determinado paciente utilize o medicamento.

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos tem justamente esses objetivos: alertar a população sobre os riscos, assim como ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.

Além do agravamento de doenças, a automedicação pode promover a combinação errada de substâncias, com riscos de anular ou potencializar os efeitos dos medicamentos em uso.