Curso de Farmácia organiza campanha sobre uso racional de medicamentos

Publicado em: 11/05/2018

 Ação ocorre pelo quarto ano consecutivo; população contou com orientações gratuitas de docentes e alunos

 

Evento teve participação de alunos e professores da graduação

O curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC organizou, em 8 de maio, pelo quarto ano consecutivo, a Campanha de Uso Racional de Medicamentos. O objetivo é celebrar o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos — comemorado oficialmente em 5 de maio. O evento ocorreu em frente ao prédio central, no Anexo III.

A ação teve participação dos professores Ana Elisa Prado Coradi, coordenadora do evento, Ana Beatriz Ramos de Oliveira Pinn, vice-coordenadora do curso, José Armando Júnior, professor de Farmacobotânica e Fitoterápicos, Sonia Hix, coordenadora do curso, além da Liga de Assistência Farmacêutica e discentes.

Entre 9h e 13h o evento teve como público-alvo os pacientes atendidos nos ambulatórios de especialidades da faculdade, assim como seus acompanhantes. Das 17h30 às 18h30, a ação foi direcionada a alunos e professores dos diversos cursos de graduação.

Foram oferecidas gratuitamente à população palestras e orientações sobre riscos da automedicação, descarte adequado de medicamentos vencidos, prescrição médica, consumo de bebidas alcoólicas durante tratamento medicamentoso, uso de fitoterápicos, entre outros temas. A equipe também montou estandes com demonstrações de diferentes formulações farmacêuticas e formas corretas de descarte. O público respondeu a questionários aplicados sobre o tema da campanha e recebeu folhetos informativos preparados pelo curso de Farmácia da FMABC.

RISCOS À SAÚDE

Segundo informações do Ministério da Saúde, a automedicação traz grandes riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até mesmo a morte. A receita médica é a garantia de que houve uma avaliação profissional para que determinado paciente utilize o medicamento.

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos tem justamente esses objetivos: alertar a população sobre os riscos, assim como ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.

Além do agravamento de doenças, a automedicação pode promover a combinação errada de substâncias, com riscos de anular ou potencializar os efeitos dos medicamentos em uso.