Cursos de Farmácia e Fisioterapia conquistam nota máxima no Enade

Publicado em: 15/09/2017

Medicina, Enfermagem e Nutrição estão entre os melhores do país,
todos com nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

 

Consultório farmacêutico funciona no Ambulatório de Especialidades da FMABC e é estágio obrigatório dos alunos do 3º ano

Os cursos de Farmácia e de Fisioterapia noturno da Faculdade de Medicina do ABC acabam de conquistar nota máxima 5 no Enade, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Os resultados foram divulgados no início de setembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), e também colocam as graduações em Medicina, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia vespertino da FMABC entre as melhores do país, todas com nota 4.

O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Trata-se de exame obrigatório para alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada uma das áreas do conhecimento – entre as quais, a da saúde. No ano passado, 195.757 estudantes realizaram a prova, que abrangeu todas as Unidades da Federação, distribuída em 942 municípios, com 1.009 locais de aplicação e 7.388 de salas.

Hoje a Faculdade de Medicina do ABC oferece nove cursos de graduação – além dos avaliados na última edição do Enade, também conta com as graduações em Terapia Ocupacional, Gestão em Saúde Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Radiologia. Conforme relatório de atividades de 2016, ao todo são 2.336 alunos de graduação na FMABC e 703 de pós-graduação, divididos entre estudantes de especialização Lato Sensu, Mestrado e Doutorado. Anualmente, a instituição realiza quase 164 mil consultas, mais de um milhão de exames e 9,4 mil cirurgias.

Recentemente, a qualidade dos cursos da FMABC já havia sido reconhecida no tradicional Guia do Estudante da Editora Abril – Melhores Universidades 2017. Conforme a publicação, os cursos de Medicina, Fisioterapia e Nutrição tiveram 4 estrelas, numa escala que vai até 5. Já Farmácia, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Gestão em Saúde Ambiental conquistaram três estrelas.

 


Consultório farmacêutico e extensão entre os destaques

 

Estudantes de Farmácia avaliam todas as medicações receitadas e passam orientações sobre o uso correto dos fármacos

A nota 5 do curso de Farmácia contempla tanto a turma do curso matutino quanto do noturno. Segundo a coordenadora do curso, Dra. Sonia Hix, um dos grandes diferenciais trabalhados na graduação são as atividades de extensão, que inserem os alunos no campo assistencial. “Desde 2014 temos enfatizado na grade curricular o perfil clínico do farmacêutico, com foco nas doenças mais prevalentes, nas políticas públicas de saúde e na atuação prática do profissional. Nossa ideia é inserir os alunos na realidade assistencial brasileira e, para isso, temos participado anualmente de campanhas importantes, como ‘Farmacêuticos contra a dengue, Zika e chikungunya’, ‘Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos’, ‘Campanha Nacional de Fotoeducação’ e ‘Setembro Vermelho”, que reforça a importância da prevenção das doenças cardiovasculares”, detalha a coordenadora.

Outro destaque do curso é o Consultório Farmacêutico, iniciado em 2016 e que funciona de segunda a quarta-feira no Ambulatório de Especialidades da FMABC. Trata-se de parceria com o curso de Medicina, por meio das disciplinas de Cardiologia, Gastroenterologia, Oncologia e Geriatria. “O Consultório Farmacêutico serve como estágio obrigatório para os alunos do 3º ano. As equipes médicas do ambulatório encaminham seus pacientes para os estudantes da Farmácia, que sob supervisão da docente Ana Elisa Prado Coradi, avaliam todas as medicações receitadas e passam orientações sobre o uso correto dos fármacos, horários de administração e cuidados críticos para que a eficácia não seja comprometida. Muitas vezes, um paciente que passa por várias especialidades médicas pode acabar tomando diferentes medicamentos, mas com o mesmo princípio ativo. Nesses casos, identificamos o problema e orientamos o usuário sobre a melhor forma de administração”, exemplifica a Dra. Sonia Hix.

Hoje a graduação em Farmácia conta com cerca de 200 alunos. Anualmente são abertas 60 novas vagas no vestibular para o curso noturno e 50 para o matutino. Como forma de conectar as diversas disciplinas, os alunos realizam em outubro uma prova integrada, que privilegia temas abrangentes e atuais, com objetivo de preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho. “O curso de Farmácia da FMABC foi o único do ABC com nota 5 no Enade. Somente 9 entre 89 faculdades de Farmácia do Estado de São Paulo conquistaram a nota máxima”, comemora Hix.

 


Fisioterapia alinha ensino às exigências do mercado

 

O curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina do ABC, período noturno, alcançou a nota máxima no ENADE, com conceito 5. O curso existe desde 2006 e atualmente conta com cerca de 450 alunos matriculados. Para a coordenadora, Dra. Márcia Cristina Bauer Cunha, a reestruturação e qualificação do corpo docente, a ampliação do número de aulas práticas, as participações em congressos e a atualização constante da matriz curricular estão entre os principais motivos que elevaram a nota na avaliação de 2016. “Além de contarmos com professores mestres e doutores, acrescentamos, por exemplo, as disciplinas de Oncologia e Saúde da Mulher. Sempre mudamos a grade curricular com base nas exigências do mercado de trabalho, buscando atualização permanente dos temas em maior evidência”, explica Dra. Márcia, que tem na vice-coordenação do curso a professora Dra. Alessandra Cristina Biagi.

Número de aulas práticas foi ampliado na grade curricular dos alunos de Fisioterapia