Do Grande ABC para Angola

Publicado em: 17/01/2013

O médico Magalhães Sobrinho Silva está retomando as atividades em Luanda, capital de Angola, com qualificação diferenciada. Depois de passar sete meses em 2012 em verdadeira imersão profissional acompanhando o Grupo de Quadril da Disciplina de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina do ABC, obteve o título de especialista na área com monografia sobre Fratura em Cabeça de Fêmur em sua terra natal.

Dr. Magalhães atendeu em ambulatório, acompanhou estudo de casos e participou em mais de 200 cirurgias de quadris nos hospitais Mário Covas, Anchieta, Centro Hospitalar de Santo André e Hospital Ipiranga SUS, tudo sob supervisão dos preceptores do Grupo de Quadril. A imersão possibilitou adquirir conhecimentos em artroplastias do quadril e também em traumas da pelve e acetábulo, especialidade carente em Angola. Os novos conhecimentos estão sendo aplicados no Hospital Américo Boavida, um dos três principais hospitais públicos de Luanda.

A estadia do médico angolano foi possível graças à parceria da Ortopedia da FMABC com aquele país desde 2007, quando a faculdade começou a enviar missões para treinar equipes locais. Angola passou por sangrenta guerra civil e boa parte da população ainda sofre com mutilações físicas. Com Dr. Edison Fujiki à frente, o Grupo de Quadril da FMABC é integrado pelos ortopedistas Cleber Furlan, Dorian Menezes, Ocilmar Dias do Amaral, Rodrigo Vetorazzi e Takeshi Chikude.