Em nova força-tarefa, São Bernardo atende 1.109 pacientes na Policlínica do Centro

Publicado em: 07/06/2019

Agenda foi aberta durante o sábado para 1.700 consultas em múltiplas especialidades

 

Foram atendidos pacientes nas especialidades de Gastroenterologia, Endocrinologia, Ortopedia, Neurologia e Oftalmologia – Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Pelo segundo fim de semana consecutivo a Prefeitura de São Bernardo abriu as portas da Policlínica Centro, desta vez em 1º de junho, para oferecer 1.700 consultas nas especialidades de Gastroenterologia, Endocrinologia, Ortopedia, Neurologia e Oftalmologia, das 7h às 17h.

Do total de pacientes previamente agendados pelo telefone via Unidade Básica de Saúde (UBS) ou pessoalmente, 1.109 compareceram à unidade, localizada na Avenida Armando Ítalo Setti, 402.

A nova força-tarefa foi montada com equipe de 21 médicos e outros 30 funcionários entre recepcionistas, enfermeiros e agentes de Saúde. “Não estamos medindo esforços para oferecer um serviço de qualidade, seja na Saúde ou demais áreas da cidade. A demanda pela saúde pública tem aumentado significativamente todos os meses, e estamos investindo para que as pessoas não fiquem sem atendimento”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

A maior ausência foi no setor de Oftalmologia. “Embora o resultado tenha sido positivo, o absenteísmo de 35% foi considerado alto. A pessoa que não comparece na consulta e não avisa, acaba tirando a vaga de outro paciente que precisa de atendimento”, explicou o secretário da Saúde, Dr. Geraldo Reple.

Além da consulta, todos os pacientes assistidos saíram da Policlínica com exames e retorno agendados. A farmácia também esteve aberta para que os remédios receitados pudessem ser retirados no dia.

IMPACTO POSITIVO

Moradora do Jardim Ipê, Maria das Graças de Souza levou a mãe de 83 anos para consulta com o ortopedista. “Quando a moça da UBS me ligou achei ótimo que seria no sábado, para eu poder acompanhar o atendimento. Chegamos às 7h e em menos de uma hora já estamos indo embora, e com o retorno agendado. Parabéns às equipes, foi tudo muito rápido”, agradeceu a operadora de caixa.