Em São Bernardo, “Saúde Prioridade Cirurgia” realiza 20 procedimentos em seu primeiro dia

Publicado em: 29/09/2017

Uma das pacientes contempladas com o novo programa aguardava na fila de espera desde 2009

Paciente Dona Marisa (de roupa preta) registra entrada no Hospital de Clínicas para cirurgia

O programa “Saúde Prioridade Cirurgia”, criado pela Prefeitura de São Bernardo para zerar a fila reprimida de procedimentos cirúrgicos no município, registrou 20 intervenções em seu primeiro dia de atividade. Lançada em 20 de setembro, a ação foi iniciada efetivamente um dia depois. Todas as cirurgias foram realizadas no Hospital de Clínicas, localizado na Estrada dos Alvarengas, 1.001.

A vendedora Marisa Guedes Franco de Lima, 54 anos, foi a primeira paciente a ser atendida pelo programa. Aguardando desde 2009 por cirurgia de varizes nas pernas, dona Marisa disse que já havia desistido de realizar o procedimento e que se surpreendeu quando recebeu a ligação de autorização para a cirurgia.

“Estou há oito anos esperando para ser chamada. Neste período, realizei vários exames pré-operatórios e fiquei apenas na expectativa. Na semana passada fui até o Hospital de Clínicas e saí de lá com a cirurgia agendada. Me sinto como se tivesse ganhado um prêmio. Agora vou conseguir voltar a ter uma vida normal, sem dores e constrangimentos”, comemorou Marisa, que já teve alta hospitalar e passa bem: “Finalmente estou liberta, estou livre das dores e agora poderei voltar a usar vestidos e bermudas. Estou muito feliz”.

O prefeito Orlando Morando destacou os resultados do primeiro dia e ressaltou a seriedade do programa em solucionar a fila de espera. “A história da Dona Marisa, que tanto tempo aguardava, é a prova de que estamos solucionando o problema da espera. Primeiro zeramos a demanda de consultas e exames e agora estamos acabando com a fila cirúrgica. No prazo determinado de 180 dias, com certeza, não terá ninguém sem ser atendido”, disse.

A atual gestão da Prefeitura de São Bernardo herdou demanda de 3.178 pessoas em espera de cirurgia. Entre os procedimentos, os mais numerosos são em urologia (493 pacientes), ginecologia geral (468) – que serão realizados no Hospital Municipal Universitário (HMU) –, cirurgia vascular (372 pacientes), cirurgia geral por videolaparoscopia (164) e hérnia (64 pacientes).

Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple aproveitou para explicar que apesar do programa, as cirurgias mensais continuarão a ser executadas. “São Bernardo realiza, em média, 343 cirurgias por mês. Continuaremos a executá-las normalmente. Porém, com a implantação do programa, nós reorganizamos as agendas dos cirurgiões e, assim, realizaremos o dobro de procedimentos. Os pacientes que aguardam por cirurgias de hérnia, vascular, ginecológica, cirurgia geral, entre outras, serão atendidos”, explicou Reple.