Em São Bernardo, semana de cuidado à saúde da mulher registra 7 mil atendimentos

Publicado em: 23/03/2018

No mês da mulher, as 34 UBSs da cidade ofereceram consultas ginecológicas, coletas de papanicolau e exames preventivos de câncer de mama

 

Prefeito Orlando Morando, acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, em visita à UBS Leblon (Foto: Gabriel Inamine/PMSBC)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Bernardo realizou atendimentos prioritários ao público feminino nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, entre os dias 5 e 9 de março. Ao longo desta semana, 7 mil atendimentos foram ofertados, entre consultas ginecológicas, coletas de papanicolau e exames preventivos de câncer de mama. O prefeito Orlando Morando e o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, acompanharam um dia dos atendimentos na UBS Leblon.

Os exames mais procurados foram o papanicolau e a mamografia, para mulheres acima de 50 anos. A UBS São Pedro chegou a registrar 544 coletas de papanicolau e 248 pedidos de mamografia. As unidades que registraram maior demanda dos testes foram São Pedro, Silvina, União e Demarchi.

As pacientes que apresentaram anormalidades nos resultados farão exames mais detalhados. Se houver necessidade, serão encaminhadas para tratamento no CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher).

Além do atendimento médico, as equipes promoveram orientações sobre alimentação saudável e atividades físicas, discussões sobre a importância dos exames preventivos, além de cursos de automaquiagem e dicas de beleza com profissionais especializados.

“Ao longo da semana, incentivamos todas as mulheres a prestarem atenção no seu corpo. O diagnóstico precoce pode salvar a vida dessas pessoas e a Prefeitura está empenhada em melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento oferecido aos nossos pacientes”, disse o prefeito.

Reforço – Para encerrar a semana de comemorações, a Prefeitura apoiou uma ação, dia 10 de março, no Shopping São Bernardo Plaza, promovida pela Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo) em parceria com a disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC. No local, foram realizados 150 testes rápidos de HIV e Sífilis. O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, participou da atividade acompanhado da presidente da Sogesp ABC, Dra. Elizabeth Nasser.