Em São Caetano, mutirão de Cardiologia da FMABC atende 398 pacientes

Publicado em: 20/10/2017

Iniciativa em parceria com a Secretaria de Saúde integra o programa Ação Saúde da Prefeitura

 

Consulta com a Dra. Carla Lantieri, médica assistente da disciplina de Cardiologia da FMABC

Ligados à disciplina de Cardiologia, alunos e professores da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) atenderam gratuitamente 398 pacientes no dia 23 de setembro, no Centro de Especialidades Médicas Samuel Klein, em São Caetano do Sul. A iniciativa em parceria com a Secretaria de Saúde integra o programa Ação Saúde da Prefeitura, que consiste em reservar uma data para atendimentos de uma determinada especialidade médica.

Os pacientes passaram por pré-consulta de enfermagem, quando foram aferidas pressão arterial e frequência cardíaca. Nos casos mais complexos, foram feitos eletrocardiogramas. Na consulta com cardiologista, todos receberam orientações e agendamento de exames e retornos.

O objetivo da ação foi diminuir a fila de espera por atendimentos cardiológicos no município. Todos os pacientes foram previamente selecionados pela Secretaria de Saúde. “A intenção da Prefeitura era fazer esse tipo de mutirão com profissionais de excelência, por isso a preferência pela FMABC. A cada dois minutos uma pessoa morre por alguma cardiopatia no Brasil. Se não fizermos atividades que alertem para estes perigos, pesquisas apontam que em 2040 cerca de 50% dos brasileiros terão manifestado alguma doença cardiovascular”, alerta a Dra. Carla Lantieri, médica assistente da disciplina de Cardiologia da FMABC.

Em geral, doenças do coração são desencadeadas pelo tabagismo, hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes, sedentarismo e estresse, entre outros fatores evitáveis. O mutirão foi promovido em caráter multidisciplinar, para que o paciente recebesse cuidado integral à saúde com base em orientações nutricionais e farmacológicas. O mutirão, coordenado pelo professor titular de Cardiologia da FMABC, Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas, foi realizado por oito professores, além de dois médicos residentes.