Emílio Ribas do Guarujá recebe mais de 200 convidados em evento sobre sarampo e tuberculose

Publicado em: 18/04/2019

Encontro em 5 de abril ocorreu no Teatro Municipal Procópio Ferreira

 

Doutores Olavo Henrique Munhoz Leite, Ana Lúcia Frugis Yu, Gustavo Vinicius Pasquarelli Queiroz, Laedi Alves Rodrigues dos Santos, Marcos Montani Caseiro e Renato Luis Borba

Parceria entre Fundação do ABC e Governo do Estado, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas Baixada Santista, no Guarujá, organizou em 5 de abril, das 9h às 13h, a 12ª edição do Ciclo de Palestras de orientação e atualização, direcionado a profissionais e estudantes da área da saúde, agentes comunitários e conselheiros de saúde de toda a região metropolitana da Baixada Santista. Realizado no Teatro Municipal Procópio Ferreira, o evento contou com 213 participantes e teve como tema “Panorama atual do Sarampo e da Tuberculose”. As inscrições foram gratuitas, mediante entrega de um quilo de alimento não perecível. As doações foram revertidas ao Fundo Social de Solidariedade do Guarujá.

No painel sobre sarampo, a médica da Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE-SP), Dra. Ana Lúcia Frugis Yu, abordou “O panorama e a epidemiologia do sarampo no País e no mundo”, enquanto o infectologista do Emílio Ribas BS, Dr. Marcos Montani Caseiro, discorreu sobre “Diagnóstico e tratamento do sarampo”.

A sessão sobre tuberculose contou com a médica da Divisão de Tuberculose do CVE-SP, Dra. Laedi Alves Rodrigues dos Santos, que explanou sobre a “Epidemiologia da tuberculose e as metas para a erradicação da doença no Brasil e no mundo”. Já o professor de Infectologia do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Olavo Henrique Munhoz Leite, apresentou a palestra “Tratamento e diagnóstico da tuberculose”.

O 12º Ciclo de Palestras do Instituto de Infectologia Emílio Ribas Baixada Santista foi presidido pelo diretor técnico do equipamento de saúde, Dr. Renato Luis Borba. A moderação dos trabalhos esteve a cargo do Dr. Gustavo Vinicius Pasquarelli Queiroz, infectologista da unidade.