No Guarujá, Emílio Ribas II lança campanha Adorno Zero

Publicado em: 13/04/2018

Iniciativa é coordenada pela CIPA da unidade, que estimula cumprimento de diretrizes do Ministério do Trabalho

 

Foco é conscientizar funcionários sobre os perigos de utilizar acessórios como brincos, pulseiras, sapatos abertos e relógios

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Instituto de Infectologia Emílio Ribas do Guarujá realizou na última semana de março a campanha “Adorno Zero”. A ideia é conscientizar os colaboradores sobre a importância de não utilizar adornos como: brincos, pulseiras, colares, relógio de pulso, sapatos abertos e cabelo solto durante a jornada de trabalho.

O foco principal é o cumprimento das orientações previstas na Norma Regulamentadora 32 (NR 32) do Ministério do Trabalho, que estipula diretrizes básicas sobre medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores da área da saúde.

A campanha contou com a abordagem dos colaboradores de forma descontraída e distribuição de embalagens para a guarda dos adornos. Além disso, a CIPA preparou exposição educativa com imagens de adornos de uso proibido e os respectivos riscos que oferecem ao ambiente hospitalar.

Junto à exposição foi criado o “Livro curioso”, desenvolvido com capa artesanal que traz os dizeres: “Cuidado, não abrir”. A intenção da comissão é despertar a curiosidade e o interesse dos colaboradores, uma vez que o conteúdo interno expõe imagens reais e impactantes de acidentes de trabalhos relacionados ao uso de adornos.

Para a comissão, aplicar a NR 32 no ambiente hospitalar não é simplesmente proibir o uso do adorno, mas conscientizar os funcionários de forma clara e fundamentar a importância de cumprir o que se pede na norma.