Emílio Ribas participa do II Fórum de Humanização da Baixada Santista

Publicado em: 05/12/2019

Equipe participante do evento

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas Baixada Santista (IIER-BS), no Guarujá, participou dia 28 de novembro do II Fórum de Humanização da Baixada Santista promovido pela Departamento Regional de Saúde (DRS-IV). O evento, que ocorreu na Associação Paulista de Medicina (APM) de Santos, teve participação dos grupos de humanização dos nove municípios da Baixada Santista.

O Grupo de Humanização do IIER-BS participou do evento com a apresentação do programa Parceiro Seguro. O programa visa acolher e direcionar o companheiro (a) do paciente hospitalizado e recém diagnosticado com HIV/AIDS, além de contribuir com a responsabilidade social de saúde pública da região.

“Recebemos constantemente pacientes recém-diagnosticados com HIV que têm dificuldade de comunicar o diagnóstico para o parceiro (a) ou cônjuge. Acompanhamos muitas vezes este comunicado e percebemos uma fragilidade emocional com a notícia. Iniciamos a ação com uma paciente diagnosticada com a doença há mais de 10 anos. Neste caso, o companheiro recusava a realização do teste para verificação da sorologia. Após alguns atendimentos compartilhados entre equipes de Psicologia e Serviço Social conseguimos conscientizar este companheiro a respeito da necessidade da realização do teste. Neste momento ainda não havíamos desenvolvido as diretrizes para esta ação, mas foi um alerta para nós sobre a importância deste acolhimento ser realizado na unidade”, explicou a psicóloga Fabiana Vidal.

O programa envolve a equipe multiprofissional do IIER-BS composta por médicos, enfermeiros, psicólogo, assistente social, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), além das áreas administrativa e de internação.