Enfermagem do Centro Hospitalar Penitenciário é destaque em reportagem da revista do COREN-SP

Publicado em: 25/01/2019

Publicação de grande repercussão em nível estadual traz detalhes
sobre a rotina assistencial ao paciente privado de liberdade

 

‘Enfermagem em Revista’, publicação oficial do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (COREN-SP)

A equipe de Enfermagem do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP) foi destaque na 23ª edição do periódico ‘Enfermagem em Revista’ – publicação oficial do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo, o COREN-SP. A reportagem de quatro páginas traz detalhes sobre a rotina assistencial ao paciente no CHSP, uma unidade de saúde do Governo do Estado de São Paulo, cuja gestão está a cargo da Fundação do ABC.

Sob o título “Além das grades: Enfermagem rompe barreiras e estigmas na assistência a pacientes em situação carcerária”, a revista de grande repercussão em nível estadual enfatiza o papel da Enfermagem nesta área da Saúde tão peculiar. “Na parte assistencial não há diferença em relação a qualquer outro hospital. A qualidade da assistência que prestamos é a mesma, temos a preocupação com a parte técnica e seguimos protocolos assistenciais. Nosso único diferencial é a necessidade de adaptação de algumas técnicas à nossa realidade estrutural, pois, como o paciente é privado de liberdade, temos uma estrutura diferenciada”, declarou à revista a gerente de Enfermagem do CHSP, Eliane Redondo.

Na entrevista, a gestora também destacou o papel social dos profissionais, que não devem ter preconceitos em relação aos pacientes, mas sim exercitar a humanização do atendimento. “Desenvolvemos um cuidado como qualquer ser humano merece ter. Não julgamos o fato de os nossos pacientes estarem privados de liberdade, pois acreditamos que eles já estão pagando pelo crime que cometeram. Ninguém precisa sentir dor ou ser maltratado porque está nessa situação”.

ROTINAS DE SEGURANÇA

Diferente de um ambiente hospitalar tradicional, a assistência no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP) ocorre em sintonia com as regras rígidas da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). “O Complexo Hospitalar Penitenciário possui celas individuais no lugar de leitos. Cada uma tem cama de alvenaria, vaso sanitário e pia. A rotina de trabalho da enfermagem se desenvolve em parceria com os agentes penitenciários”, publicou a revista do COREN-SP.

Enfermeira do centro cirúrgico do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, Rosemeire Scarp também foi entrevistada pela revista e reforçou a importância das rotinas de segurança. “O paciente tem que se apresentar e tem que estar registrado. Toda a movimentação dele aqui dentro é acompanhada pela segurança”.

A reportagem completa na ‘Enfermagem em Revista’ está disponível no site da FUABC, por meio do link https://bit.ly/2B4WttI.

HOSPITAL PENITENCIÁRIO

Localizado no Carandiru, na Zona Norte da capital paulista, o CHSP – antigo Centro de Observação Criminológica (COC) – é diferente da maioria dos hospitais brasileiros, pois tem como foco a atenção aos pacientes do sistema prisional do Estado de São Paulo. É considerado referência nacional no atendimento de Infectologia, Cirurgia, Psiquiatria e de Saúde da Mulher, com 375 leitos distribuídos em quatro alas de internação, cada uma com dois andares. São três alas com 91 leitos cada e uma ala com 90 leitos, além de unidade semi-intensiva com 12 leitos. O centro cirúrgico reúne duas salas. Trata-se de hospital de médio porte, focado na atenção primária e secundária. Hoje são 251 leitos em operação.

Os profissionais da FUABC não têm acesso à ficha criminal dos pacientes, documento que especifica o delito cometido e o tempo de reclusão. Trata-se de medida que incentiva a humanização do atendimento e faz parte do esforço para que todos sejam tratados igualmente e sem preconceito.

Entre as especialidades médicas disponíveis estão Clínica Cirúrgica – com destaque para as áreas de Cirurgia Vascular, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Torácica, Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica –, Dermatologia, Fisiatria, Gastroenterologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Urologia, Anestesia, Tisiologia, Ortopedia, Clínica Psiquiátrica e Clínica Médica – cujo foco principal é a Infectologia, devido ao grande número de pacientes portadores do vírus HIV e de tuberculose.