Espaço de conforto para funcionários homenageia voluntária do “Irmã Dulce”

Publicado em: 28/08/2015

Foi inaugurado em 11 de agosto, no Complexo de Saúde Irmã Dulce de Praia Grande, um local para entretenimento e conforto de funcionários, que recebeu o nome “Espaço Carminha”. As novas dependências são utilizadas pelas equipes nos intervalos de refeições e em plantões do Hospital Municipal e do Pronto-Socorro Central. Salas de TV, internet, café, biblioteca e sala de estudos foram entregues pelo superintendente do complexo, Marco Antonio Espósito, em solenidade que contou com presença do prefeito Alberto Mourão, entre outros convidados.

O nome da unidade homenageia a voluntária Carmen Sylvia Gomes Correia, carinhosamente chamada de Carminha, que integra o Grupo Feliz, composto por quase 30 pessoas e que realiza atividades filantrópicas no complexo. “Foi uma surpresa. Não esperava por uma homenagem assim”, disse emocionada.

O projeto foi coordenado pela Comissão de Humanização, que tem como presidente a enfermeira Josefa Carlos Cavalcante de Araújo, coordenadora das unidades de Clínica Médica e de Psiquiatria do hospital. “Com este gesto, o Irmã Dulce concretiza o mais valioso conceito de humanização. Quero ressaltar o empenho de nossa diretoria e superintendência, que nos deram todo respaldo para esta importante e inédita conquista. Agradeço a todos os que nos apoiaram e investiram na criação deste espaço, como os coordenadores médicos das equipes, a diretoria de enfermagem e supervisores, assim como todos os fornecedores e parceiros do complexo”, considerou.

NOVA ERA

O superintendente Marco Antonio Espósito agradeceu às equipes e disse que sempre se sentiu incomodado ao ver funcionários sentados nas calçadas ou em comércios no horário de almoço, ao redor do hospital. “Era necessário criar um espaço de convivência para que todos possam trabalhar e se sentir bem”, ressaltou.

O secretário de Saúde Pública da Prefeitura, Francisco Jaimez Gago, lembrou já ter sido superintendente-adjunto do Hospital e comemorou o momento: “É uma grande realização poder estar aqui e ver concretizado esse sonho da diretoria”, destacou.

Último a discursar, o prefeito Alberto Mourão fez uma retrospectiva da história do Hospital Municipal, que neste mês completa sete anos de início de contrato com a Fundação do ABC. Ele lembrou o caos financeiro enfrentado pela instituição, inclusive quando foi provedor, e das intervenções sob seu governo, à frente da Prefeitura, no período de 2001/2004 e 2005 a 2008. “A crise de hoje não se compara ao período em que o hospital era chamado Santa Casa (anterior a 2008, em que era administrado por uma instituição denominada Ação Médica Comunitária). Que situação difícil viveu aquela Santa Casa, que tinha apenas 60 leitos e não pagava seus funcionários há meses e anos. Hoje vivemos novas dificuldades, mas temos melhores condições que antes e, depois de superada a fase atual, poderemos viver uma nova era”.

Após descerramento da placa inaugural, os convidados foram conhecer o novo espaço, além de uma sala de reuniões e treinamento de equipes, também entregues na ocasião.

A Unidade de Pronto Atendimento Dr. Charles Antunes Bechara – UPA Samambaia deverá ser a próxima a ser contemplada com dependências semelhantes.

Também participaram do evento a vice-prefeita Maura Lígia Costa Russo, secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal Roberto Andrade e Silva, o Betinho, os vereadores Ednaldo dos Santos Passos, o Reco, e Eduardo Pádua Soares Jardim, o Edu Sangue Bom, além da superintendente-adjunta do Irmã Dulce, Marcia Aparecida Diogo, e demais diretores e funcionários.