Estudantes da FMABC visitam Morro da Kibon, em Santo André

Publicado em: 10/11/2017

Em 4 de novembro, 22 alunos dos cursos de Medicina, Nutrição, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da FMABC visitaram o Morro da Kibon, em Santo André, próximo à Estrada de Guaraciaba. Duas professoras supervisionaram a incursão, que marcou o primeiro contato dos estudantes com a comunidade local. A visita foi programada com o objetivo de mapear as principais características e demandas da população nas áreas sociais, culturais e de saúde.

Enquanto aconteciam as visitas domiciliares, bem como a aplicação de questionários e aferição de pressão arterial, houve teatro de rua, entretenimento e atividades recreativas direcionadas ao público jovem. “Foi uma oportunidade de os alunos saírem do espaço acadêmico para reconhecer um cenário da vida, onde é preciso promover a saúde, ações de cidadania, estabelecer vínculos, ouvir histórias. Todos progridem. É um projeto de desenvolvimento humano e das comunidades”, disse a professora do departamento de Saúde da Coletividade e vice-coordenadora da Comissão de Extensão (COMEX), Silmara Conchão, que acompanhou a atividade.

O objetivo, a partir deste diagnóstico inicial, é elaborar projetos socioeducativos para serem desenvolvidos em 2018. A construção de uma biblioteca, iniciativa dos moradores, já está programada para o próximo ano. A ideia é promover doações de livros e estabelecer projetos culturais em parceria com a faculdade.