Estudantes divertem crianças internadas no ‘Irmã Dulce’

Publicado em: 25/05/2016

Um grupo de 20 estudantes está participando de um projeto de contação de histórias de um modo diferente e interativo para crianças internadas na Ala Pediátrica do Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande. Dando voz a personagens de revistas infantis, os adolescentes empregam métodos que favorecem a compreensão, tornando as interpretações agradáveis aos pacientes. A iniciativa é resultado de parceria entre o Rotary Club Novo Tempo e a Escola Celestin Freinet.

Dupla de estudantes da Escola Celestin Freinet divertiu com contos infantis um pequeno índio, internado na unidade pediátrica

Dupla de estudantes da Escola Celestin Freinet divertiu com contos infantis um pequeno índio, internado na unidade pediátrica

O trabalho é desenvolvido a partir de proposta da unidade de ensino, que incluiu como atividade pedagógica o desenvolvimento de algum trabalho social relevante a ser promovido pelos estudantes.

Acompanhada da colega Giovana Catuogno Reich, a estudante Rebeca Fernandes já participa de atividade social no Hospital Municipal, animando pacientes junto com outras meninas do grupo Arco-íris da Alegria, que uma vez por semana se vestem com cores alegres e nariz de palhaço, cantando, contando histórias, distribuindo brindes, promovendo a animação e descontraindo crianças e adultos hospitalizados. “Como havia essa ideia de formar um grupo de trabalho social na escola, resolvi participar também dessa iniciativa”, disse.

A atividade voluntária acabou se somando ao trabalho já desenvolvido pela integrante do Rotary Club Novo Tempo, Marli Jorge Pereira, que desde 1971 se dedica à causa, quando o hospital era então administrado por uma organização denominada Ação Médica Comunitária. “Começamos com um projeto chamado Jovens Leitores, que estimulava as crianças a lerem notícias de jornal. Depois, resolvemos adaptar a proposta para a leitura de revistas infantis de um modo mais atraente”, revelou.

Segundo Marli, a atividade é realizada às quartas-feiras, às 14h, sempre com dois jovens por vez. As leituras e brincadeiras acontecem na Brinquedoteca, que fica no quinto andar do ‘Irmã Dulce’, e os integrantes passam por treinamento sobre como se comportar no ambiente hospitalar.