Ex-aluna da FMABC lança livro “Memórias de uma Envelhescente”

Publicado em: 27/09/2013

Formada em 1988 pela Faculdade de Medicina do ABC, Dra. Judith Cristina Gouveia Nogueira acaba de lançar seu terceiro livro, batizado “Memórias de uma Envelhescente”. Publicada pela Editora Regência, a obra enfoca a fase de transição entre os 40 e 50 anos, “quando ainda não somos velhos, mas também não somos mais jovens”, descreve a autora, que acrescenta: “Nessa etapa da vida, as mulheres
enfrentam dilemas e desafios. Engravidar não é mais tão fácil, as rugas ficam expostas, o metabolismo não é mais o mesmo e enxergar de perto vira uma batalha. Por outro lado, existem novas descobertas que podem compensar as possíveis frustrações – a maturidade, aprender a gostar de si mesma e a espiritualidade são vantagens que o tempo pode trazer”.

Em 144 páginas, “Memórias de uma Envelhescente” mistura relatos autobiográficos bem humorados, reflexões e não se furta de pequenos cuidados necessários com o corpo e a saúde. Aos 40, a vaidade feminina entra em xeque. “Certamente os períodos mais críticos em relação à aparência são a adolescência e a envelhescência, justamente os períodos de transição”, afirma a autora. “Essa é uma idade crítica, um momento de decisão importante sobre o que queremos para nossa vida e nossa velhice”.

O lado médico da autora também entra em campo para abordar a vaidade. “A pele, cedo ou tarde, vai mostrar sinais de desgaste, por mais que se cuide. Além disso, zelar pela coluna é um investimento e tanto para o futuro”, aconselha. E para quem teve filhos, Judith Nogueira alerta para os riscos da “síndrome do ninho vazio”, refletindo sobre o crescimento e independência dos filhos e o sofrimento das mães com a provável “falta de função”.